Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6785
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O papel do Estado na economia: uma análise comparativa entre a escola Keynesiana e a escola institucionalista |
Título(s) alternativo(s): | The role of the State in the economy: a comparative analysis between the Keynesian school and the institutionalist school |
Autor(es): | Guimarães, Ingrid do Prado |
Primeiro Orientador: | Hoff, Debora Nayar |
1° Membro da banca: | Redivo, André da Silva |
2° Membro da banca: | Viana, João Garibaldi Almeida |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel do Estado na economia, em especial no que se refere ao desenvolvimento, fazendo uma análise comparativa entre a escola Keynesiana e a escola Institucionalista. Neste sentido, o trabalho visa apresentar, de forma geral, as escolas de pensamento Keynesiana e Institucionalista, descrevendo como cada escola propõe o papel do Estado na economia e buscando entender como o Estado pode influenciar no processo de desenvolvimento econômico e social de sua nação. Dado a importância do Estado como instituição chave no desenvolvimento da economia capitalista e na correção das flutuações inerentes ao sistema capitalista, o objetivo do trabalho é identificar a influência do aparato institucional no desenvolvimento e bem-estar social. O método de pesquisa adotado para o desenvolvimento deste trabalho foi descritivo e comparativo a partir de técnica de pesquisa bibliográfica. Fez-se uma análise histórica da atuação do Estado na economia, desde o seu surgimento, e descrevendo o entendimento sobre o papel da atuação estatal na esfera econômica das escolas de pensamento econômico Keynesiana e Institucionalista. As visões observadas foram comparadas, buscando identificar semelhanças e distinções entre as escolas de pensamento analisadas. A partir da análise comparativa, percebe-se que para ambas as escolas o Estado possui um papel importante na economia, sendo ele necessário para superar as crises econômicas e promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar social, além de garantir o próprio sistema de acumulação capitalista. A diferença entre as duas escolas seria a maneira como cada uma propõe a intervenção do Estado na economia. Segundo a escola keynesiana, a intervenção estatal seria feita por meio de políticas macroeconômicas, enquanto que para a escola institucionalista, a ação estatal se daria por meio de arranjos institucionais. |
Abstract: | This monograph aims to analyze the role of the State in the economy, especially with regard to development, making a comparative analysis between the Keynesian school and the Institutionalist school. In this sense, the monograph aims to present, in general, the Keynesian and Institutionalist schools of thought, describing how each school proposes the role of the State in the economy and seeking to understand how the State can influence the economic and social development process of its nation. Given the importance of the State as a key institution in the development of the capitalist economy and in correcting the fluctuations inherent to the capitalist system, the objective of this paper is to identify the influence of the institutional apparatus on social development and social welfare. The research method adopted for the development of this monograph was descriptive and comparative based on bibliographic research technique. A historical analysis of the performance of the State in the economy, since its inception, was carried out, describing the understanding of the role of State in the economic sphere of the Keynesian and Institutionalist schools of economic thought. The observed views were compared, seeking to identify similarities and distinctions between the schools of thought analyzed. From the comparative analysis, it is clear that for both schools, the State has an important role in the economy, being necessary to overcome economic crises and promote economic development and social well-being, in addition to ensuring the system of capitalist accumulation. The difference between the two schools would be the way in which each one proposes State intervention in the economy. According to the Keynesian school, state intervention would be done through macroeconomic policies, while for the institutionalist school, state action would take place through institutional arrangements. |
Palavras-chave: | Estado Desenvolvimento Escola Keynesiana Escola Institucionalista State Development Keynesian school Institutionalist school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
Citação: | GUIMARÃES, Ingrid do Prado. O papel do Estado na economia: uma análise comparativa entre a escola Keynesiana e a escola institucionalista. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6785 |
Data do documento: | 27-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ingrid do Padro Guimarães - 2021.pdf | 423.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.