Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/673
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de inglês: entre o método gramática-tradução e a abordagem comunicativa
Autor(es): Guedes, Luísa Klug
Primeiro Orientador: Assumpção, Simone Silva Pires de
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de verificar como acontece o ensino de língua inglesa em contextos reais atualmente. Duas metodologias específicas foram enfocadas: o método Gramática-Tradução e a Abordagem Comunicativa. Para cumprir com o objetivo da pesquisa, observei duas aulas de inglês em cada um dos seguintes contextos: curso livre de línguas estrangeiras; jardim de infância de uma escola particular; oitava série do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede Estadual e segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede Estadual. Para analisar as aulas, criei uma tabela baseada na obra de Larsen-Freeman (2000) com as principais características e princípios das duas metodologias. Também consultei autores como Brown (2001), Leffa (1988) e Schütz (2007). Os resultados das observações indicaram que alguns professores usam, mesmo sem conhecimento da literatura da área e possivelmente de forma inconsciente, diversos métodos em suas aulas. Entretanto, comparando o uso do método Gramática-Tradução e da Abordagem Comunicativa, foi possível verificar que, no curso livre de língua inglesa, praticamente todos os princípios da Abordagem Comunicativa foram seguidos; no jardim de infância, o método mais utilizado foi o Gramática-Tradução; nas aulas da oitava série, o método Gramática-Tradução foi seguido em todos os seus princípios e características; e nas aulas do segundo ano do Ensino Médio, foram usados alguns princípios do método Gramática-Tradução e outros da Abordagem Comunicativa.
Abstract: This research aimed at verifying how the teaching of English is carried out in real contexts nowadays. Two specific methodologies were focused on: the Grammar-Translation Method and the Communicative Approach. In order to achieve the objectives of this research, I observed two English classes in each of the following contexts: a private English course; a private preschool; an elementary public school - eighth year, and a public high school - second year. So as to analyze the classes, I created a chart based on the work by Larsen-Freeman (2000) with the main characteristics and principles of both methodologies. I also used the works by Brown (2001), Leffa (1988) and Schütz (2007). The results of the observations indicated that some teachers use several different methods in their classes, probably unconsciously and despite their lack of specific knowledge about the field. Nevertheless, by comparing the use of the Grammar-Translation Method and the Communicative Approach, it was possible to verify that almost all the principles of the Communicative Approach were followed in the English course, the Grammar-Translation Method predominated in preschool and was fully adopted in elementary school, while both the Grammar-Translation Method and the Communicative Approach were used in high school.
Palavras-chave: Letras
Metodologias de ensino
Ensino de língua inglesa
Contextos reais
Letters
Teaching methodologies
Teaching of english
Real contexts
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Bagé
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/673
Data do documento: 5-Jul-2011
Aparece nas coleções:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luisa Guedes - Ensino de Inglês - entre o método Gramática-Tradução e a Abordagem Comunicativa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciada em Letras901.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons