???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6674
Tipo: | Dissertação |
metadata.dc.title: | Alfabetização científica nos anos iniciais sob a perspectiva da temática meio ambiente: avaliação da produção científica e diagnóstico da realidade |
metadata.dc.title.alternative: | Scientific literacy in the early years from the perspective of the environment theme: evaluation of scientific production and diagnosis of reality |
Autor(es): | Oliveira, Franciéli Dambrós de |
Primeiro Orientador: | Roos, Daniel Henrique |
Resumo: | A área das Ciências Naturais apresenta competências próprias, tais características oportunizam aos estudantes se desenvolverem enquanto cidadãos críticos e ambientalmente responsáveis, a partir da aprendizagem do conhecimento científico. Em razão disso, o objetivo principal desta dissertação foi analisar o processo de Alfabetização Científica, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da temática Meio Ambiente, através da análise das produções científicas nos últimos dez anos e da concepção dos professores. A metodologia da presente pesquisa é caracterizada como qualitativa, bibliográfica, exploratória e descritiva, sendo os resultados expostos sob a forma de dois manuscritos. Inicialmente, no primeiro manuscrito, foi construída uma revisão sistemática da literatura, segundo o manual do Instituto Cochrane (HIGGINS; GREEN, 2011), para conhecer a produção científica sobre como a Alfabetização Científica (AC) é retratada nos anos iniciais, buscando verificar as possibilidades de articulação entre AC e a temática meio ambiente. Após isso, realizou-se um segundo estudo, procurando compreender a concepção de professores dos anos iniciais sobre o ensino de Ciências e como a relação Alfabetização Científica e a temática Meio Ambiente são abordadas na sua prática pedagógica, através de um questionário semiestruturado. A análise dos dados foi instrumentalizada a partir da técnica relacionada à Análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Constatou-se no primeiro manuscrito, que ainda carecem estudos voltados para o processo de AC nos anos inicias. Nas pesquisas, com enfoque nos docentes,abordava-se as concepções que os mesmos possuem de AC, enquanto pesquisas de intervenções práticas, voltadas à promoção da AC, têm como foco os alunos. Já os professores definem o ensino de Ciências voltado para assuntos da temática ambiental, demonstram dificuldade de compreender conceitual e metodologicamente o termo Alfabetização Científica, utilizam o uso do livro didático como recurso e associam a relação AC-Meio ambiente voltada para apropriação de conceitos científicos ou conscientização ambiental. Salienta-se, para a necessidade de serem proporcionadas formações continuadas, que não sejam de caráter transitório, visando capacitar os docentes a ensinar Ciências com segurança, garantindo aos estudantes brasileiros acesso a uma educação contextualizada e problematizadora. |
Abstract: | The area of Natural Sciences has its own competences, such characteristics allow students to develop as critical and environmentally responsible citizens, based on the learning of scientific knowledge. For this reason, the main objective of this dissertation was to analyze the Scientific Literacy process, in the early years of Elementary School, from the Environment theme, through scientific productions and the teachers' conception. The methodology of this research is characterized as qualitative, bibliographical, exploratory and descriptive, and the results are presented in the form of two manuscripts. Initially, in the first manuscript, a systematic literature review was built to know the scientific production on how Scientific Literacy (CA) is portrayed in the early years, seeking to verify the possibilities of articulation between CA and the environment theme. After that, the second study was carried out, trying to understand the conception of teachers in the early years about the teaching of Science and how the relationship between Scientific Literacy and the Environment theme is addressed in their pedagogical practice, through a semi-structured questionnaire. Data analysis was instrumentalized from the technique related to Content Analysis (BARDIN, 2016). It was found in the first manuscript thatthere is still a lack of studies focused on the CA process in the early years. In research focusing on teachers, the conceptions they have of CA were addressed, whereas research on practical interventions aimed at promoting CA was focused on students. As for the teachers, they define the teaching of Science focused on environmental issues, demonstrate difficulty in conceptually and methodologically understanding the term Scientific Literacy, use the use of textbooks as a resource and associate the AC-Environment relationship focused on appropriation of scientific concepts or environmental awareness. It is important to emphasize the need to provide continuing education, which is not of a transitory nature, with a view to enabling teachers to teach Science safely, guaranteeing Brazilian students access to contextualized and problematizing education. |
metadata.dc.subject: | Science teaching Environment theme Scientificl literacy Questionário Intervenção Pegada ecológica Percepção ambiental Impacto ambiental |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
metadata.dc.identifier.citation: | OLIVEIRA, Franciéli Dambrós de. Alfabetização científica nos anos iniciais sob a perspectiva da temática meio ambiente: avaliação da produção científica e diagnóstico da realidade. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado) - Universidade Federal do Pampa, mestrado no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6674 |
metadata.dc.date.issued: | 2021 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
FRANCIÉLI DAMBRÓS DE OLIVEIRA.pdf | 866.15 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???