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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Consumo de combustível em colhedoras de arroz irrigado
Autor(es): Zimmermann, Fernando Henrique
Primeiro Orientador: Russini, Alexandre
Resumo: A constante busca por informações referentes ao desempenho operacional e consumo energético das colhedoras autopropelidas de grãos é fundamental para o auxílio no seu correto planejamento e gerenciamento, devido ao elevado capital investido, permitindo desta forma a racionalização e a otimização da operação de colheita mecanizada. Neste sentido o objetivo deste trabalho foi avaliar o consumo de combustível de colhedoras autopropelidas equipadas com diferentes sistemas de trilha e velocidades de deslocamento, na operação de colheita do arroz irrigado. O experimento foi conduzido no município de Itaqui, RS, durante o período de colheita da safra 2016/2017. Utilizou-se o delineamento experimental blocos ao acaso com quatro repetições. Para a realização do experimento foram utilizadas três colhedoras equipadas com sistema de trilha radial, híbrido e axial, submetidas a 5 velocidades de deslocamento 1,2; 1,6; 2,0; 2,4 e 2,8 km h-¹, respectivamente. Os resultados obtidos demonstram que houve diferença significativa entre consumo de combustível nos diferentes sistemas de trilha das colhedoras em função das velocidades de deslocamento. Referente ao consumo horário, observou-se um acréscimo a medida que se aumenta a velocidade de deslocamento. Ao analisar o consumo de combustível por unidade de produto colhido e por área colhida observa-se uma redução no consumo devido ao aumento da capacidade operacional em decorrência do acréscimo nos valores de velocidade. Portanto, o aumento da velocidade proporciona maior capacidade operacional de colheita.
Abstract: The constant search for information regarding the operational performance and energy consumption of self-propelled harvesters of grain is fundamental to the aid in the correct planning and management, due to the high capital invested, thus allowing the rationalization and optimization of the mechanized harvesting operation. In this sense, the objective of this work was to evaluate the fuel consumption of selfpropelled harvesters equipped with different track systems and displacement speeds in the irrigated rice harvesting operation. The experiment was conducted in the municipality of Itaqui, RS, during the harvest period of the 2016/2017 harvest. The experimental design was a randomized complete block design with four replicates. For the experiment, three harvesters equipped with a radial track system, hybrid and axial, were submitted to 5 displacement speeds 1,2; 1.6; 2.0; 2.4 and 2.8 km h-¹, respectively. The results show that there was a significant difference between fuel consumption in the different track systems of the harvesters as a function of the displacement speeds. Regarding the hourly consumption, an increase was observed as the displacement speed increased. When analyzing the fuel consumption per unit of product harvested and per harvested area, a reduction in consumption is observed due to the increase in the operational capacity due to the increase in the speed values. Therefore, increasing the speed provides greater harvesting operational capacity.
Palavras-chave: Oryza sativa
Mecanização
Colheita
Combustível
Mechanization
Harvest
Fuel
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: ZIMMERMANN, Fernando Henrique. Consumo de combustível em colhedoras de arroz irrigado. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6658
Data do documento: 22-Nov-2017
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