Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/663
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Da desconstrução de paradigmas no ensino e aprendizagem à avaliação como reflexo de uma prática: o caso “Bola de cristal”
Autor(es): Pereira, Débora do Couto
Primeiro Orientador: Brizolla, Francéli
Resumo: Este trabalho é a explicitação de um processo de estudos e amadurecimento sobre os discursos da Educação Inclusiva, traduzido como investigação científica por meio de pesquisa, com o intuito de concluir o Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Esta Monografia teve como objetivo analisar a vida escolar de um adolescente com deficiência, este matriculado em uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Bagé/RS, definindo como ponto de partida à pesquisa, o bom resultado quantitativo de suas avaliações em algumas disciplinas do currículo. Para isso, foram realizadas observações in loco na sala de aula do sujeito da pesquisa, conversas com a família, analisados resultados avaliativos por meio de boletins trimestrais, documentos escolares como Regimento Escolar, Projeto Político Pedagógico, Projetos Anuais e seus subprojetos e realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores das disciplinas de matemática, português, ensino religioso, educação física e geografia, bem como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola. A partir desta geração de dados, o trabalho relata a vida do adolescente investigado, contextualiza a instituição da pesquisa e faz referência legislativa e histórica ao tema abordado. Com isso, a discussão exposta neste escrito aborda a desconstrução de barreiras à aprendizagem e debate o quanto a avaliação pode ser um reflexo da prática docente, a partir da análise de cada disciplina observada. Ao final, conclui-se sobre a necessidade de estimular a autonomia do aluno, foco da pesquisa, conclamando as partes que constituem seu entorno, ou seja, família e, principalmente, a escola.
Abstract: This work is the specification of a process of study and ripening on the speeches of Inclusive Education, translated as scientific research through research, in order to complete the Specialization in Education and Cultural Diversity at the Federal University of Pampa (Unipampa). This monograph aims to analyze the school life of a teenager with disabilities, this enrolled in an elementary school public school in the city of Bagé / RS, setting as a starting point for research, good quantitative results of their assessments in some disciplines curriculum. For this, observations were made on the spot in the classroom of the research subject, conversations with family, analyzed evaluative results through quarterly newsletters, school documents as School Rules, the Pedagogical Political Project, Annual Project and its subprojects and performed with teachers of mathematics, Portuguese, religious education, physical education and geography, as well as the Educational Service Specialist (ESA) school. From this generation of data, the paper reports the teen's life investigated, contextualizes the institution of research and makes legislative and historical reference to the topic discussed. Thus, the discussion in this written exposed addresses the deconstruction of barriers to learning and debate how the assessment may be a reflection of teaching practice, based on an analysis of each observed discipline. Finally, it is concluded on the need to foster student autonomy, research focus, calling the constituent parts of their surroundings, and, family, and especially the school.
Education
Inclusive education
Deconstruction barriers
Teaching and learning
Teaching
Learning
Physical disability
Palavras-chave: Educação
Educação inclusiva
Desconstrução de barreiras
Ensino e aprendizagem
Ensino
Aprendizagem
Deficiência física
Editor: Universidade Federal do Pampa
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/663
Data do documento: 19-Nov-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Diversidade Cultural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Bola de Cristal.pdfMonografia apresentada ao Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título Especialista em Educação1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons