???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6602
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Marzari, Mara Regina Bonini-
dc.creatorDias, Dulcilene Barreto Ruiz-
dc.date.accessioned2022-02-04T22:22:38Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-02-04T22:22:38Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationDIAS, Dulcilene Barreto Ruiz. Possibilidades de ensino interdisciplinar a partir do steam education: um desafio lançado aos licenciandos de Ciências da Natureza. 200 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Uruguaiana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6602-
dc.description.abstractGiven the current reality faced by teachers, who need to compete for attention and often the misinformation caused by new media, instruments have been sought that provide differentiated classes that attract the student's attention and that present them with information correctly and inserted into their reality. One of these tools is interdisciplinarity, which makes teaching more dynamic and therefore more interesting. Within the concept of interdisciplinarity, the use of STEAM2 education for the development of didactics for the teaching of Nature Sciences has grown in Brazil. This work deals with this teaching perspective in two moments: first, we carried out a literature review in order to gauge how STEAM education is being understood and propagated by Science teachers, in addition to analyzing their contributions to science education. In a second moment, we proposed to investigate the process of elaborating didactic sequences containing activities related to Science teaching from the vision of STEAM education with teachers in training, through a predominantly qualitative research, with the participation of undergraduates present in different semesters of the Nature Sciences course at the Federal University of Pampa - Campus Uruguaiana/RS. Each of these moments is explored in this work in a distinct academic article. To carry out the analysis of the collected data, we used content analysis as a basis (BARDIN, 2016). As a result of the work, we concluded that working from the perspective of STEAM education for to the development of interdisciplinary activities for the teaching of Science, but that, for now, we still have little understanding, applicability and literature on the subject in Brazil, a fact wich requires a lot of study and dedication from those who are interested in contributing to this educational movement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimento educacionalpt_BR
dc.subjectSTEMpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectEducational movementpt_BR
dc.subjectContent analysispt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectInitial formation,pt_BR
dc.titlePossibilidades de ensino interdisciplinar a partir do steam education: um desafio lançado aos licenciandos de Ciências da Naturezapt_BR
dc.title.alternativePossibilities of interdisciplinary teaching from steam education: a challenge launched to the undergraduates of Natural Sciencespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0754046060130602pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2047536712039793pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ruppenthal, Raquel-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6918823752779978pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoFace a atual realidade enfrentada pelos docentes, que precisam disputar a atenção e muitas vezes a desinformação causada pelas novas mídias, tem-se buscado instrumentos que proporcionem aulas diferenciadas que atraiam a atenção do aluno e que lhes apresentem a informação de maneira correta e inserida em sua realidade. Uma destas metodologias é a interdisciplinaridade, que torna o ensino mais dinâmico e consequentemente, mais interessante. Dentro do conceito da interdisciplinaridade tem crescido no Brasil o uso do STEAM1 education para elaboração de didáticas para o ensino de Ciências da Natureza. Este trabalho trata essa perspectiva de ensino em dois momentos: primeiro realizamos uma revisão sistemática com o objetivo de dimensionar como o STEAM education está sendo compreendido e propagado pelos professores de Ciências, além de analisar suas contribuições ao ensino de Ciências. Em um segundo momento, nos propusemos a investigar o processo de elaboração de sequências didáticas contendo atividades relacionadas ao ensino de Ciências a partir da visão do STEAM education com professores em formação, através de uma pesquisa predominantemente qualitativa, da qual participaram licenciandos presentes em diferentes semestres do curso de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana/RS. Cada um dos momentos é esmiuçado neste trabalho em um artigo acadêmico distinto. Para realizarmos a análise dos dados coletados tomamos como base a análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Como resultados do estudo, concluímos que é possível trabalhar sob a perspectiva do STEAM education para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares para o ensino de Ciências, mas que, por enquanto, ainda dispomos de pouca compreensão, aplicabilidade e literatura sobre o assunto no Brasil, fato que exige muito estudo e dedicação daqueles que possuam interesse em contribuir com este movimento educacional.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DULCILENE BARRETO RUIZ DIAS.pdf5.47 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???