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Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: A escola no processo de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes
Autor(es): Daniel, Keli Cristiane
Primeiro Orientador: Pedersen, Jaina Raqueli
1° Membro da banca: Damascena, Monique Bronzoni
2° Membro da banca: Gamalho, Nola Patrícia
Resumo: O objetivo deste artigo é evidenciar o papel da escola no processo de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Evidenciar as políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e o papel da escola nesse processo. Analisar o Projeto Político Pedagógico da escola, para perceber se este tema é abordado ou se é evidenciado nos projetos e atividades realizadas no educandário. Sabe-se que o ambiente da escola vai além do aprender somente os conteúdos propostos pela grade curricular. Ele também é um espaço de reprodução, desde muito cedo, de discriminações e violências, considerando-os diferentes marcadores sociais, como os de raça, classe, gênero, sexualidade, entre outros. É a partir desta compreensão que se fazem necessárias e urgentes as reflexões sobre estratégias educacionais transformadoras para pensar os conteúdos, as discussões, vivências e a prática docente em sala de aula. São questões fundamentais que estão diretamente ligadas às vivências das e dos estudantes. Essa ausência de falas sobre a violência ou sobre todos os tipos de violências contra crianças e adolescentes nos conteúdos e nos livros didáticos evidencia a fragilidade de nossas escolas em tratar esse assunto mais diretamente. As falhas, nesse contexto, ainda persistem, e quando são mencionados, estão longe de representar a pluralidade de classes, etnias, religiões, gerações, sexualidades e identidades, sendo ou a representação de um padrão, ou a exotização de tudo que foge a ele. A versão contada continua a ser masculina, heterossexual e branca. E o que não é assim, fica deixado de lado sem muita importância. Estas discussões serão apresentadas aqui neste artigo, trazendo as contribuições de vários autores para fundamentar o tema proposto, e utilizando da revisão bibliográfica para elucidar os questionamentos aqui sugeridos.
Abstract: The aim of this article is to highlight the role of the school in the process of confronting violence against children and adolescents. Historically analyzing the phenomenon of sexual violence against children and adolescents in the national and regional panorama, highlighting public policies aimed at combating sexual violence against children and adolescents at the local level and the role of schools in this process. It is known that the school environment goes beyond just learning the contents proposed by the curriculum. It is also a space for reproduction, from an early age, of discrimination and violence, considering different social markers, such as race, class, gender, sexuality, among others. It is from this understanding that reflections on transformative educational strategies are necessary and urgent to think about the contents, discussions, experiences and teaching practice in the classroom. These are fundamental questions that are directly linked to the experiences of and of students. This absence of talks about violence or about all types of violence against children and adolescents in the contents and textbooks highlights the weakness of our schools in dealing with this issue more directly. The flaws, in this context, still persist, and when they are mentioned, they are far from representing the plurality of classes, ethnicities, religions, generations, sexualities and identities, being either the representation of a pattern, or the exoticization of everything that is beyond it . The told version remains male, straight and white. And what is not so, is left aside without much importance. These discussions will be presented here in this article, bringing the contributions of several authors to support the proposed theme, and using bibliographical research to elucidate the questions suggested here.
metadata.dc.subject: Crime sexual
Vítimas de abuso sexual
Crianças
Adolescentes
Escolas
Sex crime
Victims of sexual abuse
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violência
metadata.dc.identifier.citation: DANIEL, Keli Cristiane. A escola no processo de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. 2021. 29 p. Monografia (especialização) - Pós Graduação Latu Sensu em Políticas de atenção a crianças e adolescentes em situação de violência - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6516
metadata.dc.date.issued: 29-Nov-2021
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