Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/649
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Inovação tecnológica no portal do professor (MEC): multimídia nas aulas de língua portuguesa |
Autor(es): | Guimarães, Suiene Garcia |
Primeiro Orientador: | Assumpção, Simone Silva Pires de |
Resumo: | Esta pesquisa, cujo tema é a inovação tecnológica no Portal do Professor (MEC), tem como objetivo analisar três aulas de língua portuguesa (Animais de Estimação na Poesia, Reportagens e Trabalhando com Hipertexto) para verificar se os recursos multimídia (animação, hipertexto e vídeo) estão a serviço do ensino e, no caso de haver incoerência, apresentar sugestões que contribuam para a articulação entre esses recursos e o ensino de língua. A abordagem metodológica deste estudo é a pesquisa quantitativa e qualitativa. A pesquisa quantitativa foi um levantamento das aulas de língua portuguesa publicadas para o Ensino Fundamental Final no Portal do Professor que usavam ou não recursos multimídia. A pesquisa qualitativa começou com um estudo-piloto, no qual foram analisadas dez aulas que usavam recursos multimídia. Dentre estas, três aulas de língua portuguesa foram selecionadas para descrição e análise. Verificou-se que havia, de fato, inovação tecnológica nas três aulas; entretanto, o uso dessas ferramentas não se apresentou de modo articulado ao ensino da língua. Os recursos utilizados não representam uma inovação para o processo de ensino-aprendizagem nem o complementam, como propõem os PCN de Língua Portuguesa, terceiro e quarto Ciclos. |
Abstract: | The subject of this research is technological innovation at Portal do Professor (Teacher Portal, by the Brazilian government). We aim at analyzing three lessons of Portuguese (mother tongue) to verify whether their multimedia resources (animation, hypertext and video) support teaching and, in case of inconsistency, to present suggestions that might contribute to integrate technology into teaching. Our methodological approach was both quantitative and qualitative. In our quantitative research, we listed all the Portuguese lessons, with or without multimedia resources, aimed at elementary education on Portal do Professor. Our qualitative research started with a pilot study in which ten lessons with multimedia resources were analyzed. From those ten lessons, we selected three to describe and analyze. We verified that there was, indeed, technological innovation in the three lessons. However, technology and language teaching were not intertwined. Multimedia resources, in this case, did not innovate or complement teaching, as recommended by PCN (Brazilian curricular parameters). |
Palavras-chave: | Ensino Portal do professor Inovação tecnológica Ensino fundamental Teaching Teaching Portal do Professor Technological innovation Elementary education |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Campus: | Campus Bagé |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/649 |
Data do documento: | 25-Out-2012 |
Aparece nas coleções: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Suiene_-_vers+úo_final_revisada (2).pdf | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca do Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Letras | 544.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons