Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/647
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Um olhar crítico sobre o ensino de leitura no livro didático |
Autor(es): | Rodrigues, Alessandra da Rosa |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Isabel Cristina Ferreira |
Abstract: | Neste trabalho analisamos atividades de leitura e interpretação em um livro didático para o 3º ano do Ensino Médio que integra a Coleção Linguagem em Movimento de Língua Portuguesa, de Izeti Fragata Torralvo e Carlos Cortez Minchillo para o 3º ano do Ensino Médio. Partindo de uma perspectiva discursiva, observamos se tais atividades favorecem a emergência de um sujeito-leitor. Os resultados obtidos apontam para a necessidade do desenvolvimento de uma avaliação crítica do livro didático, para a dificuldade de compreender a leitura não como um momento de extração de informações que já estão no texto, mas como um momento de constituição dos sentidos do texto e para o papel do professor nessa atividade. A ele caberá não só esclarecer a turma sobre a ideia de que o texto não é unívoco, podendo ser contrariado, mas também problematizar as instruções constantes do MP para realizar uma leitura em que haja a movimentação de sentidos e em que aluno e professor constituam-se em sujeitos-leitores. En este trabajo analizamos actividades de lectura y interpretación en un libro didáctico para el 3ºaño de la secundaria que integra la Colección LinguagememMovimento de Lingua Portuguesa, de Izeti Fragata Torralvo e Carlos Cortez Minchillo para el 3º año de la secundaria. Partiendo de una perspectiva discursiva, observamos se tales actividades favorecen la emergencia de un sujeto-lector. Los resultados obtenidos apuntan para la necesidad de un desarrollo de una evaluación crítica del libro didáctico, para la dificultad de comprensión de la lectura no como un momento de extracción de informaciones que ya están en el texto, pero como un momento de construcción de los sentidos del texto y para el rol del profesor en esa actividad. No solo cabera al profesor esclarecer al grupo sobre la idea de que el texto no es univoco, pudiendo ser contrariado, pero además también problematizar las instrucciones constantes del MP para la realización de una lectura en que haya el movimiento de los sentidos en que el alumno y el profesor se tornan en sujetos lectores. |
Palavras-chave: | Letras Livro didático Leitura Discurso Letras Libro didáctico Lectura Discurso |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/647 |
Data do documento: | 26-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Alessandra da Rosa Rodrigues.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Pampa | 1.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons