???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/647
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Um olhar crítico sobre o ensino de leitura no livro didático
Autor(es): Rodrigues, Alessandra da Rosa
Primeiro Orientador: Teixeira, Isabel Cristina Ferreira
Abstract: Neste trabalho analisamos atividades de leitura e interpretação em um livro didático para o 3º ano do Ensino Médio que integra a Coleção Linguagem em Movimento de Língua Portuguesa, de Izeti Fragata Torralvo e Carlos Cortez Minchillo para o 3º ano do Ensino Médio. Partindo de uma perspectiva discursiva, observamos se tais atividades favorecem a emergência de um sujeito-leitor. Os resultados obtidos apontam para a necessidade do desenvolvimento de uma avaliação crítica do livro didático, para a dificuldade de compreender a leitura não como um momento de extração de informações que já estão no texto, mas como um momento de constituição dos sentidos do texto e para o papel do professor nessa atividade. A ele caberá não só esclarecer a turma sobre a ideia de que o texto não é unívoco, podendo ser contrariado, mas também problematizar as instruções constantes do MP para realizar uma leitura em que haja a movimentação de sentidos e em que aluno e professor constituam-se em sujeitos-leitores.
En este trabajo analizamos actividades de lectura y interpretación en un libro didáctico para el 3ºaño de la secundaria que integra la Colección LinguagememMovimento de Lingua Portuguesa, de Izeti Fragata Torralvo e Carlos Cortez Minchillo para el 3º año de la secundaria. Partiendo de una perspectiva discursiva, observamos se tales actividades favorecen la emergencia de un sujeto-lector. Los resultados obtenidos apuntan para la necesidad de un desarrollo de una evaluación crítica del libro didáctico, para la dificultad de comprensión de la lectura no como un momento de extracción de informaciones que ya están en el texto, pero como un momento de construcción de los sentidos del texto y para el rol del profesor en esa actividad. No solo cabera al profesor esclarecer al grupo sobre la idea de que el texto no es univoco, pudiendo ser contrariado, pero además también problematizar las instrucciones constantes del MP para la realización de una lectura en que haya el movimiento de los sentidos en que el alumno y el profesor se tornan en sujetos lectores.
metadata.dc.subject: Letras
Livro didático
Leitura
Discurso
Letras
Libro didáctico
Lectura
Discurso
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/647
metadata.dc.date.issued: 26-Aug-2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Alessandra da Rosa Rodrigues.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Pampa1.5 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons