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dc.contributor.advisor1Kaminski , Tiago André-
dc.creatorLocatelli, Maurício Gomes-
dc.date.accessioned2022-01-25T19:48:55Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-01-25T19:48:55Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLOCATELLI, Maurício Gomes. Classificação de marcas comerciais de arroz. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6462-
dc.description.abstractThe work evaluates periodically identity parameters required by the Brazilian law on white polished white rice brands of Rio Grande do Sul. Ten rice brands on benefited group, polished subgroup, long and thin grain class and type 1 were evaluated humidity for capacitance and classification according to the guide proposed by the Ministry of Agriculture, Livestock and Food Supply described in the Normative Instruction number 6, verifying the amount of broken, yellow, peck, musty, ragged, plastered and unhulled grains or containing foreign matter and impurities. The more incident defects were tested differences on brands and the Pearson product-moment correlation coefficient. The limit recommended by the law overcame the in the samples 5, 6 and 9, for broken, yellow and/or ragged grains. Initially, there were remarkable differences between broken, yellow, peck and ragged grains; in the following months the samples showed differences on the presence of broken and yellow grains. The prices were related negatively to the incidence of defects which had incidence linked to positive correlations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArroz polidopt_BR
dc.subjectDefeitospt_BR
dc.subjectGrãos quebradospt_BR
dc.subjectGrãos amarelospt_BR
dc.subjectGrãos rajadospt_BR
dc.subjectPolished ricept_BR
dc.subjectDefectspt_BR
dc.subjectBroken grainspt_BR
dc.subjectYellow grainspt_BR
dc.subjectBrindle grainspt_BR
dc.titleClassificação de marcas comerciais de arrozpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4778284376829812pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9889605287918097pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.description.resumoO trabalho se propôs a avaliar periodicamente parâmetros de identidade exigidos pela legislação brasileira em marcas comerciais de arroz branco polido comercializadas em mercados do Rio Grande do Sul. Foram avaliadas dez marcas de arroz do grupo beneficiado, subgrupo polido, classe longo fino e tipo 1, pela determinação de umidade por capacitância e classificação conforme roteiro da Instrução Normativa n°6 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, verificando grãos quebrados e quirera, amarelos, picados e manchados, mofados e ardidos, rajados, gessados, matérias estranhas e impurezas e marinheiros. Para os defeitos de maior incidência testaram-se diferenças entre marcas e meses, além do coeficiente de correlação de Pearson. Os limites preconizados pela legislação foram superados nas amostras 5, 6 e 9; com maior incidência de grãos quebrados, amarelos e/ou rajados. Entre as amostras, destacaram-se as diferenças para grãos quebrados, amarelos, picados e manchados, e rajados; já no decorrer dos meses, as amostras diferiram apenas na incidência de grãos quebrados e amarelos. O preço do arroz esteve correlacionado negativamente com a incidência dos defeitos, os quais tiveram incidências atreladas por correlações positivas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciência e Tecnologia de Alimentos

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