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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Classificação de marcas comerciais de arroz
Autor(es): Locatelli, Maurício Gomes
Primeiro Orientador: Kaminski , Tiago André
Resumo: O trabalho se propôs a avaliar periodicamente parâmetros de identidade exigidos pela legislação brasileira em marcas comerciais de arroz branco polido comercializadas em mercados do Rio Grande do Sul. Foram avaliadas dez marcas de arroz do grupo beneficiado, subgrupo polido, classe longo fino e tipo 1, pela determinação de umidade por capacitância e classificação conforme roteiro da Instrução Normativa n°6 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, verificando grãos quebrados e quirera, amarelos, picados e manchados, mofados e ardidos, rajados, gessados, matérias estranhas e impurezas e marinheiros. Para os defeitos de maior incidência testaram-se diferenças entre marcas e meses, além do coeficiente de correlação de Pearson. Os limites preconizados pela legislação foram superados nas amostras 5, 6 e 9; com maior incidência de grãos quebrados, amarelos e/ou rajados. Entre as amostras, destacaram-se as diferenças para grãos quebrados, amarelos, picados e manchados, e rajados; já no decorrer dos meses, as amostras diferiram apenas na incidência de grãos quebrados e amarelos. O preço do arroz esteve correlacionado negativamente com a incidência dos defeitos, os quais tiveram incidências atreladas por correlações positivas.
Resumen : The work evaluates periodically identity parameters required by the Brazilian law on white polished white rice brands of Rio Grande do Sul. Ten rice brands on benefited group, polished subgroup, long and thin grain class and type 1 were evaluated humidity for capacitance and classification according to the guide proposed by the Ministry of Agriculture, Livestock and Food Supply described in the Normative Instruction number 6, verifying the amount of broken, yellow, peck, musty, ragged, plastered and unhulled grains or containing foreign matter and impurities. The more incident defects were tested differences on brands and the Pearson product-moment correlation coefficient. The limit recommended by the law overcame the in the samples 5, 6 and 9, for broken, yellow and/or ragged grains. Initially, there were remarkable differences between broken, yellow, peck and ragged grains; in the following months the samples showed differences on the presence of broken and yellow grains. The prices were related negatively to the incidence of defects which had incidence linked to positive correlations.
Palabras clave : Arroz polido
Defeitos
Grãos quebrados
Grãos amarelos
Grãos rajados
Polished rice
Defects
Broken grains
Yellow grains
Brindle grains
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citación : LOCATELLI, Maurício Gomes. Classificação de marcas comerciais de arroz. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6462
Fecha de publicación : 2015
Aparece en las colecciones: Ciência e Tecnologia de Alimentos

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