Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/641
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Refletindo sobre variação e preconceito linguístico com alunos do ensino médio: uma análise de atitudes linguísticas
Autor(es): Giffoni, Ana Paula de Arruda
Primeiro Orientador: Dornelles, Clara Zeni Camargo
Resumo: Este artigo tem como tema central a discussão sobre variação, preconceito e atitudes linguísticas e suas relações com o ensino de língua portuguesa. Serão analisados nesse trabalho dados oriundos de uma sequência didática aplicada com três turmas do Ensino Médio de duas escolas da rede pública estadual da cidade de Bagé/RS, nas quais foi trabalhada a temática da variação e do preconceito linguístico (BAGNO, 1999, 2004, 2007; BORTONI-RICARDO, 2009; GERALDI, 2009; ILARI; BASSO, 2007). Os dados foram gerados ao longo de um ano e meio e tratam-se de produções textuais iniciais e finais dos alunos que participaram da proposta didática. Através da análise e discussão desses dados pretendeu-se investigar se há alguma evidência de mudança nas atitudes linguísticas (FERNÁNDEZ, 2005) desses alunos da produção inicial para a final e também avaliar se a sequência didática atingiu os objetivos almejados. Os resultados apontam que houve uma mudança nas atitudes linguísticas dos estudantes e, consequentemente, considera-se que a sequência didática atingiu os objetivos esperados.
Resumen : Este artículo tiene como tema central la discusión sobre variación, prejuicio y actitudes lingüísticas. Serán discutidos en este trabajo datos originarios de una secuencia didáctica aplicada con tres grupos de la enseñanza secundaria de dos escuelas públicas de la ciudad de Bagé/RS, en la cual fue trabajada la temática de la variación y del prejuicio lingüístico (BAGNO, 1999, 2004, 2007; BORTONI-RICARDO, 2009; GERALDI, 2009; ILARI; BASSO, 2007). Los datos fueron generados a lo largo de un año y medio y se tratan de las producciones textuales iniciales y finales de los alumnos que participaron de la propuesta didáctica. A través del análisis y discusión de esos datos se pretendió investigar si hay alguna evidencia de cambio en las actitudes lingüísticas (FERNÁNDEZ, 2005) de esos alumnos y también evaluar si la secuencia didáctica atingió los objetivos deseados. Los resultados indican que hubo un cambio en las actitudes lingüísticas de los estudiantes y, consecuentemente, se considera que la secuencia didáctica atingió los objetivos esperados.
Letras
Variación lingüística
Prejuicio lingüístico
Actitudes lingüísticas
Palabras clave : Letras
Variação linguística
Preconceito linguístico
Atitudes linguísticas
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Bagé
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/641
Fecha de publicación : 12-ene-2012
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AnaPaula_TCC_Final.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca do Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Letras1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons