Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6351
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Tradições, signos e gerações: uma análise da expressão do nativismo na fronteira oeste
Autor(es): Collazzo, Bernardo Prati
Primeiro Orientador: Beras, César Andre Luiz
1° Membro da banca: Rocha, Marcelo da Silva
2° Membro da banca: Pinto, Muriel
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de discutir a influência das novas gerações de músicos nativistas no cenário dos festivais de música regional na Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul a partir da criação ou não de novos signos, baseamos a pesquisa em três elementos, são eles: as novas gerações de músicos nativistas, a produção cultural e os signos tradicionais gaúchos. O trabalho teve além das explorações teóricas do tema, explorações empíricas, através de questionários e entrevistas com integrantes do movimento nativista que participam do Festival da Taipa em Uruguaiana-RS e Festival da Barranca em São Borja-RS sendo assim foi possível traçar panoramas que dizem respeito a influência dos signos tradicionais gaúchos na produção cultural e como eles se expressam na sociedade, além de discutir as possíveis transformações da produção cultural regional e também transformações imagéticas da representação do gaúcho.
Resumen: Este documento tiene como objetivo discutir la influencia de las nuevas generaciones de músicos nativistas en el escenario de festivales regionales de música en la frontera occidental del estado de Rio Grande do Sul, basados en la creación o no de nuevos signos, basados en tres elementos: son: las nuevas generaciones de músicos nativistas, la producción cultural y los signos tradicionales de gauchos. El trabajo tuvo más allá de las exploraciones teóricas del tema, exploraciones empíricas, a través de cuestionarios y entrevistas con miembros del movimiento nativista que participan en el Festival Taipa en Uruguaiana-RS y el Festival Barranca en São Borja-RS, por lo que fue posible dibujar panoramas que digan Respeto la influencia de los signos tradicionales de los gauchos en la producción cultural y cómo se expresan en la sociedad, además de discutir las posibles transformaciones de la producción cultural regional y también las transformaciones imaginarias de la representación del gaucho.
Palabras clave : Movimentos nativistas
Festivais de música
Etnologia
Gaúchos
Cultura
Rio Grande do Sul – Fronteira Oeste
Movimientos nativactivistas
Festivales de música
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : COLLAZZO, Bernardo Prati. Tradições, signos e gerações: uma análise da expressão do nativismo na fronteira oeste. 2019. 153 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6351
Fecha de publicación : 3-dic-2019
Aparece en las colecciones: Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BERNARDO COLLAZZO 2019.pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.