Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/634
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A experimentação no ensino de química: reflexões a partir dos trabalhos da RASBQ E EDEQ |
Autor(es): | Ferreira, Paola Monteiro |
Primeiro Orientador: | Lindemann, Renata Hernandez |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é discutir o que os pesquisadores da área de ensino de química têm debatido a respeito da experimentação no ensino de química para estudantes do nível médio. A pesquisa foi realizada através da análise dos trabalhos publicados na RASBQ e (Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química) e no EDEQ (Encontro de Debates sobre o Ensino de Química), no período de 2002 a 2011. Esta pesquisa é de cunho quantitativo, sendo que o estudo consistiu na sistematização das informações por meio de tabelas que indicavam: número total de trabalhos nos eventos de 2002 a 2011; Instituições mais citadas; o número total de trabalhos por palavra-chave, Autores mais citados, foco temático e Foco conceitual de cada ano de ambos os eventos. A pesquisa sinalizou que a maioria dos trabalhos apresentam como foco temático o Ensino Aprendizagem com cerca de 2,3% no EDEQ e 1,54% nas RASBQ voltado para o Ensino Médio. No foco conceitual tivemos a maioria de trabalhos a respeito da pesquisa na área da experimentação voltados para o Ensino Superior, em ambos os eventos um total de 68 publicações. Analisando esses trabalhos, levantamos como hipótese que os autores estão mais preocupados com o ensino aprendizado a nível médio, e passam a discutir esse tema na formação inicial e continuada. É apenas uma hipótese, pois a confirmação só seria possível mediante análise qualitativa das publicações. |
Abstract: | The objective of this work is to discuss what the researchers in the area of teaching of chemistry has discussed the matter of experimentation in chemistry teaching for students of the middle level. The research was conducted through the analysis of the published RASBQ and (Annual Meeting of the Brazilian Chemical Society) and the EDEQ (meeting of debates about the teaching of Chemistry), in the period from 2002 to 2011. This research is quantitative, being that the study consisted of the systematization of the information by means of tables indicating: total number of jobs in the events of 2002 to 2011; institutions most cited; the total number of jobs by keyword, most cited authors, thematic focus and conceptual Core of each year for both events. The research has highlighted that the majority of studies presented as thematic focus Learning and Teaching with approximately 2.3% in EDEQ and 1.54% in RASBQ facing the Middle School. In conceptual focus we had the majority of work in respect of the research in the area of experimentation directed toward higher education. In both events a total of 68 publications. By analyzing these jobs, we raised the hypothesis that the authors are more concerned with the teaching-learning the average level, and pass to discuss this theme in initial and continuing training. It is only a hypothesis, because the confirmation would be possible only through qualitative analysis of publications. |
Palavras-chave: | Engenharia química Experimentação Ensino de química EDEQ RASBQ Chemical engineering Experimentation Teaching chemistry EDEQ RASBQ |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Campus: | Campus Bagé |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/634 |
Data do documento: | 20-Mai-2013 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paola Monteiro Ferreira-TCC.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação Licenciatura em Química da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Química | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons