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dc.contributor.advisor1Coutinho, Renata Patricia Corrêa-
dc.creatorSouza, João Victor da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-14T19:45:57Z-
dc.date.available2022-01-14T19:45:57Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.citationSOUZA, João Victor da Silva. A construção da narrativa publicitária no contexto do capitalismo artista: uma análise da campanha “go out, make some memories” da marca Bolovo. 2019. 87 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6340-
dc.description.abstractThis research was conceived through the concept of "artist capitalism", a term created by Lipovetsky and Serroy (2015) to describe society's working dynamic, marked by the inflation of aesthetic-like activity, which comprehends every social sphere. Due to this train of thought, this work aims to describe and relate the concept of artist capitalism in an empirical and contemporary object. That object of study is the advertising film and the constructed narrative around the four posts from the "Go out, make some memories" campaign, from Bolovo's e-commerce. Therefore, this work is articulated through a qualitative bias, that splits in two segments: the first one is developed through bibliographical research, bringing the understanding and the possible relation between the concepts of artist capitalism (LIPOVETSKY and SERROY, 2015), creative industry (UNCTAD, 2012) and advertising narrative (CARRASCOZA, 2004; ROCHA, 2007; COVALESKI, 2012; SILVA and COVALESKI, 2016). Furthermore, this first act is finished with a desk research, aiming to distinguish the object of study. While the second act is aimed at bringing an analysis proposal, which embodies the content analysis technique (BARDIN, 1977), it focuses on relating the concept of artist capitalism to the narrative built around the previously mention objects of study. That study design came out as an analysis which confirmed the influences of the approach of artist capitalism in the explored advertising pieces from the "Go out, make some memories" campaign. Moreover, it was detected that the studied subject not only carries, but also multiplies those influences thrown relentlessly by the artist capitalism on contemporary society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectBolovo (Firma)pt_BR
dc.subjectCapitalismpt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.titleA construção da narrativa publicitária no contexto do capitalismo artista: uma análise da campanha “go out, make some memories” da marca Bolovopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7214525595912571pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7816234296320593pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcela Guimarães e-
dc.contributor.referee2Feitosa, Sara Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5451869210045387pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi concebida a partir do conceito de ―capitalismo artista‖, um termo criado por Lipovetsky e Serroy (2015) para descrever a dinâmica de funcionamento da atual sociedade, marcada pela inflação de uma atividade de tipo estética que abrange todas as esferas sociais. Por essa linha de raciocínio, nosso trabalho objetiva descrever e relacionar o conceito de capitalismo artista num objeto empírico e contemporâneo. Esse objeto de estudo é o filme publicitário e a narrativa construída em torno de quatro publicações da campanha ―Go out, make some memories‖ no e-commerce da marca Bolovo. Para isso, articulamos este trabalho por um viés qualitativo que se divide em dois momentos: o primeiro deles se desenvolve a partir de uma pesquisa bibliográfica que carrega a discussão acerca do entendimento e de uma possível relação entre os conceitos de capitalismo artista (LIPOVETSKY e SERROY, 2015), indústria criativa (UNCTAD, 2012) e narrativa publicitária (CARRASCOZA, 2004; ROCHA, 2007; COVALESKI, 2012; SILVA e COVALESKI, 2016). Além disso, finalizamos este primeiro movimento com uma pesquisa documental que vem para caracterizar nosso objeto de estudo. Enquanto que no segundo momento, visamos trazer a nossa proposta de análise que se apropria da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977), objetivando relacionar o conceito de capitalismo artista à narrativa construída em torno dos nossos objetos de estudo mencionados anteriormente. Este delineamento da pesquisa resultou numa análise que nos confirmou a influência das lógicas do capitalismo artista nas peças publicitárias analisadas da campanha ―Go out, make some memories‖. Além do mais, constatamos que nosso objeto de estudo não só carrega como também multiplica essas influências que o regime do capitalismo artista arremessa sem cessar na sociedade contemporânea.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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