Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6325
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Humor Deleuzeano em peças publicitárias
Autor(es): Ribeiro, Michel Meireles
Primeiro Orientador: Feil, Gabriel Sausen
1° Membro da banca: Feitosa, Sara Alves
2° Membro da banca: Rocha, Marcelo da Silva
Resumo: Neste trabalho, temos por intenção verificar se podemos encontrar, em peças populares que se reconhecem como humorísticas, o humor no sentido proposto por Gilles Deleuze. Para isso, estabelecemos três movimentos: (1) conceituar o humor (Deleuze), atividade downstream (UNCTAD, Jambeiro e Ferreira) e atividade criativa-máquina de guerra (Feil, Ferreira, Deleuze e Guattari); (2) analisar as peças selecionadas a partir dos conceitos; (3) executar as considerações sobre as análises e apresentar em forma de duas listas os elementos que constituem o humor do senso comum e os elementos que constituem o humor deleuzeano. Usamos o método da pesquisa bibliográfica, análise descritiva e conceitual das peças. Por fim, realizamos a reflexão sobre a utilização do humor e suas implicações para a publicidade contemporânea. Além disso, consideramos que, através do humor deleuzeano, existem novas formas de fazer o humor na publicidade.
Abstract: In this paper, we intend to verify if we can find, in popular pieces that are recognized as humorous, humor in the sense proposed by Gilles Deleuze. For this, we established three movements: (1) conceptualizing humor (Deleuze), downstream activity (UNCTAD, Jambeiro and Ferreira) and creative war machine activity (Feil, Ferreira, Deleuze and Guattari); (2) analyze the selected pieces from the concepts; (3) carry out the analysis considerations and present in two lists the elements that constitute the common sense humor and the elements that constitute the deleuzeano humor. We use the method of bibliographical research, descriptive and conceptual analysis of the pieces. At last, we reflect on the use of humor and its implications for contemporary advertising. In addition, we consider that, through the deleuzeano humor, there are new ways to humor advertising.
Palavras-chave: Humor (Psicologia)
Comunicação
Publicidade
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Humor (Psychology)
Communication
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: RIBEIRO, Michel Meireles. Humor Deleuzeano em peças publicitárias. 2019. 48 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6325
Data do documento: 2-Dez-2019
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Michel Meireles Ribeiro 2019.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.