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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A produção de conhecimento nos PPGS de filosofia do Brasil: a relação centro-periferia e o colonialismo mental
Autor(es): Sides, Rafael Avila
Primeiro Orientador: Guindani, Evandro Ricardo
1° Membro da banca: Radin, José
2° Membro da banca: Guindani, Yáscara Michele Neves Koga
Resumo: Por séculos, o povo latino-americano esteve sob domínio das metrópoles europeias, até que um dia chegou a tão sonhada emancipação política. Saíram as tropas, mas permaneceram as ideias, as teorias, e os processos epistemológicos construídos a partir de alicerces obtidos em centros acadêmicos a quilômetros de distância de nossas terras, completamente alheios a nossa realidade. Mesmo assim, os utilizamos como base para construção de nossas teorias, e as elevamos aos mais altos patamares em nossos sistemas avaliativos. Assim sendo, o objetivo central deste trabalho é perceber qual a relação existente entre o processo de produção do conhecimento produzido nos PPGs de Filosofia brasileiros e o conceito de descolonização mental na perspectiva da filosofia da libertação. Para isso, será necessário analisar o conceito de descolonização mental e filosofia da libertação na perspectiva da dinâmica centro-periferia e compreender como se dá o processo de colonialismo mental, assim como o processo de avaliação da pós-graduação brasileira em relação ao neoliberalismo. A metodologia baseia-se em um estudo bibliográfico e no estudo de caso composto por análises quantitativas e qualitativas dos indicadores obtidos através da Plataforma Sucupira, ferramenta de coleta de dados dos PPGs no Brasil. Com esta pesquisa é possível perceber que os PPGs com as melhores notas atribuídas pela CAPES, assim como os as revistas com as maiores Qualis, localizam-se nos grandes centros econômicos e tecnológicos de nosso país.
Resumen: Durante siglos, el pueblo latinoamericano estuvo bajo el control de las metrópolis europeas, hasta que un día alcanzaron la ansiada emancipación política. La tropa se fue, pero las ideas, teorías y procesos epistemológicos construidos a partir de cimientos obtenidos en centros académicos a kilómetros de nuestras tierras quedaron completamente ajenos a nuestra realidad. Aun así, los usamos como base para construir nuestras teorías y los elevamos a los niveles más altos en nuestros sistemas de evaluación. Por lo tanto, el objetivo principal de este trabajo es comprender la relación entre el proceso de producción de conocimiento producido en los PPG de Filosofía Brasileña y el concepto de descolonización mental desde la perspectiva de la filosofía de la liberación. Para ello, será necesario analizar el concepto de descolonización mental y filosofía de la liberación desde la perspectiva de la dinámica centro-periferia y comprender cómo se desarrolla el proceso de colonialismo mental, así como el proceso de evaluación de los posgrados brasileños en relación al neoliberalismo. La metodología se basa en un estudio bibliográfico y en un estudio de caso consistente en el análisis cuantitativo y cualitativo de los indicadores obtenidos através de la Plataforma Sucupira, una herramienta de recolección de datos para los PPG en Brasil. Con esta investigación es posible notar que los PPG con mejores calificaciones atribuidas por CAPES, así como las revistas con mayor Qualis, se ubican en los grandes centros económicos y tecnológicos de nuestro país.
Palavras-chave: Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Filosofia
Ensino superior
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Educación - Estudio y docencia (Postgrado)
Filosofía
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: SIDES, Rafael Avila. A produção de conhecimento nos PPGS de filosofia do Brasil: a relação centro-periferia e o colonialismo mental. 2021. 67 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6198
Data do documento: 7-Out-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Humanas

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