Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6172
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação do campo: reflexões sobre a prática docente na pandemia
Autor(es): Silva, Nara Roselaine Carmo da
Primeiro Orientador: Guindani, Evandro Ricardo
1° Membro da banca: Guindani, Yáscara Michele Neves Koga
2° Membro da banca: Cruz, José Marcandes Andrade da
Resumo: A educação do campo é um tema recente que ganhou um foco maior somente a partir da Constituição Federal do Brasil em 1988, onde passou a fazer parte do cenário de discussão nacional, surgindo diversos aparatos legais para legitimá-los. Ela se caracteriza por ser uma educação criada para o povo do campo e pelo povo do campo, a partir dos movimentos sociais, buscando criar os alicerces para oportunizar os estudantes a compreender a importância do campo e a sua existência em seu meio. Este trabalho resulta de uma pesquisa que teve por objetivo investigar o olhar do docente sobre o trabalho realizado na escola do campo mais especificamente no ano de 2020, período em que a pandemia que assolou o país e determinou profundas mudanças no processo de ensino e aprendizagem. Os professores entrevistados atuam na EMEF Ivaí localizada no interior do município de São Borja/RS. A pesquisa buscou investigar a complexidade da prática docente e a análise dos dados permitiu observar que a escola do campo exige um esforço diferenciado do docente em função do perfil do aluno e da realidade sócio econômica e cultural do meio rural.
Resumen: La educación rural es un tema reciente que ganó un mayor enfoque sólo después de la Constitución Federal de Brasil en 1988, donde se convirtió en parte del escenario de discusión nacional, con el surgimiento de varios mecanismos legales para legitimarlos. Se caracteriza por ser una educación creada para la gente del campo y la gente del campo, basada en movimientos sociales, buscando sentar las bases para brindar a los estudiantes la oportunidad de comprender la importancia del campo y su existencia en su entorno. Este trabajo es el resultado de una investigación que tuvo como objetivo indagar en la visión del docente sobre el trabajo realizado en la escuela rural más específicamente en el año 2020, período en el que la pandemia que asoló al país y determinó profundos cambios en la enseñanza y el aprendizaje. proceso. Los profesores entrevistados trabajan en la Escola Ivaí ubicada en el interior del municipio de São Borja / RS. La investigación buscó indagar en la complejidad de la práctica docente y el análisis de los datos mostró que la escuela en el campo requiere un esfuerzo diferenciado del docente por el perfil del alumno y la realidad socio-económica y cultural del medio rural.
Palavras-chave: Educação rural
Prática de ensino
Epidemiologia
Prática profissional
Educación rural
Práctica docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: SILVA, Nara Roselaine Carmo da. A educação do campo: reflexões sobre a prática docente na pandemia. 2021. 82 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6172
Data do documento: 11-Mai-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nara Roselaine Carmo da Silva 2021.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.