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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Physiopong: serious game aplicado ao processo de reabilitação física de amputados de membros superiores
Autor(es): Follmann, Jone
Primeiro Orientador: Amaral, Érico Marcelo Hoff do
1° Membro da banca: Amaral, Érico Marcelo Hoff do
2° Membro da banca: Neves, Bruno Silveira
3° Membro da banca: Piovesan, Sandra Dutra
Resumo: O presente estudo descreve uma proposta de solução computacional baseado no contexto de Seriou Game, para apoiar no processo de reabilitação física de pacientes amputados de membros superiores. Desta forma, foi desenvolvido o jogo sério PhysioPong, na qual se espera que a solução sirva como uma ferramenta de treinamento, integrado a técnicas de monitoramento de sinais eletromiográficos para auxiliar nas primeiras fases do processo de reabilitação destes pacientes. Este treinamento busca fortalecer fisicamente a musculatura do coto para que posteriormente possa ser protetizado, como também, proporcionar ao paciente um ambiente motivador para o tratamento. Além disso, vislumbra-se que, a ferramenta seja válida para os fisioterapeutas acompanharem a evolução destes indivíduos ao longo do processo de reabilitação. Atualmente, os jogos sérios têm sido empregados como uma ferramenta destinada aos mais variados fins, levando uma experiência lúdica aos jogadores. O PhysioPong foi desenvolvido através da game engine Unity, combinado a um módulo nó sensor que, coleta dados dos sinais mioelétricos gerados por uma contração muscular de um indivíduo, possibilitando realizar ações no jogo. A solução baseia-se no jogo Pong da empresa Atari Inc., que simula um tênis de mesa em 2D, com o intuito de rebater com uma raquete uma bolinha e assim pontuar. O jogo foi projetado seguindo os atuais métodos de desenvolvimento de jogos digitais, gerando a documentação apropriada. A fim de avaliar a presente proposta, foram realizados testes de usabilidade, além de experimentos científicos com pacientes amputados. Estes experimentos contaram com o acompanhamento de profissionais de fisioterapia do Serviço de Reabilitação Física de Bagé-RS. As avaliações realizadas acerca da ferramenta indicam que os resultados foram promissores, com usabilidade e mecânica adequados, fundamentando a utilização do PhysioPong.
Abstract: The present study describes the proposal a solution computing based on the context of the Serious Game, to support in the process of physical rehabilitation of patients amputees of upper limbs. Therefore, when developed a serious game PhysioPong, at which it is expected that proposal serves as a training tool, integrated into the technical monitoring of signal eletromiography to assist in the early stages of the rehabilitation process of these patients. This training as physically strengthen the muscles so that they can later be protected, as well provide the patient a motivator environment for the treatment. Furthermore, as glimpsed that tool valid for physical therapists to follow the progress of these individuals over the rehabilitation process. Nowadays, the serious game have employed with a tool destined for the more various purposes, bringing a ludic experience of the players. The PhysioPong was developed by using the Unity game engine, combined a sensor node module that aims to collect data from the myoelectric signals generates by a muscular contraction of an individual, being possible to perform actions in a game. The solution is based on the Atari Inc. Pong game, which simulates a 2D table tennis with the purpose of the game is to hit a ball with a racket to hit it. The game has been designed following today’s development standards, generating the appropriate documentation. To further measure the present purpose have been performing usability test, furthermore scientific experiments with amputees patients. These experiments accounted follow physiotherapy professionals of the physic rehabilitation service from Bagé-RS. The evaluation performed about the tool indicated promising results with a usability and mechanic appropriated, basing the use of PhysioPong.
metadata.dc.subject: Jogos sérios
Reabilitação
Amputados
Eletromiografia
Serious game
Rehabilitation.
Amputees
Electromyography
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: FOLLMANN, Jone. Physiopong: serious game aplicado ao processo de reabilitação física de amputados de membros superiores. 135 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6153
metadata.dc.date.issued: 29-Jun-2019
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