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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A temática da biodiversidade aquática através da experimentação: uma estratégia potencializadora da aprendizagem no ensino fundamental
Autor(es): Freitas, Naira de Fátima Lopes de Freitas
Primeiro Orientador: Nicoletti, Elenize Rangel
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso discorre sobre a temática da biodiversidade, mais precisamente, a biodiversidade aquática e seu locus na educação em Ciências. A importância do estudo dessa temática emerge em momento no qual a preservação ambiental e os desafios que a envolvem, são aspectos considerados imprescindíveis à conscientização de todos que se encontram comprometidos com os processos educacionais. Tendo em vista os inquietantes problemas ambientais que afetam gravemente o planeta, as discussões a respeito tornam-se especialmente importantes na perspectiva do ensino de ciências. Nesse sentido, infere-se que as instituições de ensino se configuram locais fundamentais para construção de saberes e o desenvolvimento de projetos direcionados à compreensão da biodiversidade e das ações voltadas à sustentabilidade. O objetivo da presente pesquisa foi investigar propostas pedagógicas com escopo voltado ao tema da Biodiversidade, e de forma pormenorizada, a Biodiversidade da água, conjuntamente à elaboração de uma sequência de atividades relacionadas à temática no Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos adotados no presente trabalho remetem a uma abordagem quali-quantitativa, considerada, quanto aos seus objetivos, como uma pesquisa descritivo-exploratória. Neste contexto, a realização de pesquisas bibliográfica e documental são complementadas por uma sequência de atividades. Norteada pelo tema da biodiversidade aquática, a mesma foi implementada em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Caçapava do Sul, RS. Recorrendo-se à experimentação como metodologia potencializadora do conhecimento científico, foram desenvolvidas atividades envolvendo observação, criação de hipóteses e visualização em lupas e microscópios. Como resultados encontrou-se que os alunos apresentam uma visão limitada acerca dos ambientes aquáticos e de toda a diversidade de seres vivos que o habitam. Ainda, foi possível inferir que, um percentual representativo dos estudantes, percebe a influência das ações humanas no que tange à preservação ambiental. A pesquisa oportunizou observar que o grupo participante da sequência de atividades manifestou atitudes de entusiasmo e interesse no percurso de efetivação das práticas, em um espaço caracterizado por um olhar científico sobre o mundo. Ressalta-se que os estudantes apresentaram ao longo da concretização da sequência de atividades, uma evolução no entendimento dos conceitos científicos, os quais, em análises anteriores revelaram-se, muitas vezes, descontextualizados, além de um aprimoramento de habilidades investigativas.
Abstract: This work discuss with the theme of biodiversity, more precisely, aquatic biodiversity and its locus in science education. The importance of studying this theme emerges at a time when environmental preservation and the challenges that surround it, are aspects considered essential to the awareness of all who are committed to the educational processes. Given the disturbing environmental problems that severely affect the planet, discussions about them become especially important from the perspective of science education. In this sense, it is inferred that educational institutions are fundamental places for the construction of knowledge and the development of projects directed to the understanding of biodiversity and actions aimed at sustainability. The objective of the present research was to investigate pedagogical proposals focused on the theme of Biodiversity, and in detail, the Biodiversity of water, together with the elaboration of a sequence of activities related to the theme in elementary school. The methodological procedures adopted in the present work refer to a qualitative and quantitative approach, considered its descriptive-exploratory research. In this context, bibliographical and documentary research are complemented by a sequence of activities. Guided by the theme of aquatic biodiversity, it was implemented in a sixth grade elementary school of a state school in Caçapava do Sul, RS. Using experimentation as a methodology to enhance scientific knowledge, activities involving observation, hypothesis creation and visualization in magnifying and microscopes were developed. As a result it was found that students have a limited view of the aquatic environments and all the diversity of living beings that inhabit it. It was also possible to infer that a representative percentage of students perceive the influence of human actions with regard to environmental preservation. The research allowed us to observe that the group participating in the sequence of activities expressed attitudes of enthusiasm and interest in the course of practice, in a space characterized by a scientific view of the world. It is noteworthy that the students presented along the implementation of the sequence of activities, an evolution in the understanding of scientific concepts, which, in previous analyzes were often decontextualized, in addition to an improvement of investigative skills.
metadata.dc.subject: Biodiversidade aquática
Educação em Ciências
Experimentação
Ciências Naturais
Aquatic Biodiversity
Science Education
Experimentation
Natural Sciences
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
metadata.dc.identifier.citation: FREITAS, Naira de Fátima Lopes de. A temática da biodiversidade aquática através da experimentação: uma estratégia potencializadora da aprendizagem no ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6125
metadata.dc.date.issued: 2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

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