Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6121
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A constituição do sentido a partir do signo e do enunciado: uma análise de práticas de ensino realizadas no Programa de Residência Pedagógica
Autor(es): Goulart, Taize Gonçalves
Primeiro Orientador: Teixeira, Isabel Cristina Ferreira
1° Membro da banca: Teixeira, Isabel Cristina Ferreira
2° Membro da banca: Silva, Thiago Santos da
3° Membro da banca: Souza, Nathan Bastos de
Resumo: Este trabalho analisa aspectos da prática de ensino realizada entre os meses de abril e maio de 2019, durante a primeira edição do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, desenvolvido entre os anos de 2018 e 2020. Elegemos como objetivo geral de nosso estudo analisar a constituição de sentido, a partir do conceito saussuriano de signo e do conceito bakhtiniano de enunciado. Mas nossa intenção não se reduz ao estudo das teorias a que essas palavras estão relacionadas: estruturalismo saussuriano e dialogismo bakhtiniano, respectivamente. A ideia é analisá-las aplicadas ao ensino, identificando também as concepções de linguagem mobilizadas por esses aportes teóricos. O estudo qualitativo e aplicado aponta para um procedimento difuso que ora favorece uma concepção estrutural, alinhada à linguagem enquanto expressão do pensamento; ora para uma concepção dialógica, alinhada ao interacionismo. Essa indefinição parece, ao fim, favorecer um pouco mais uma visão em que a norma gramatical continua apresentando-se como ponto de partida para a aula de Língua Portuguesa. Talvez mais importante que esse achado, coloque-se o percurso da pesquisadora que, ao revisar sua prática, passa a ter outras alternativas que não essa que tem consagrado a norma como ideal de ensino de língua.
Abstract: Este trabajo analiza aspectos de la práctica de enseñanza realizada entre los meses de abril y mayo de 2019, durante la primera edición del Programa de Residência Pedagógica de la Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, desarrollado entre los años de 2018 y 2020. Elegimos como objetivo general de nuestro estudio analizar la constitución de sentido, a partir del concepto saussuriano de signo y del concepto bakhtiniano de enunciado. Pero nuestra intención no se reduce al estudio de las teorías a que se relacionan estas palabras: estructuralismo saussuriano y dialogismo bakhtiniano, respectivamente. La idea es evaluarlas aplicadas a la enseñanza, identificando también las concepciones de lenguaje movilizadas por eses aportes teóricos. El estudio cualitativo y aplicado señala a un procedimiento difuso que a veces favorece a una concepción estructural, alineada al lenguaje como expresión del pensamiento; a veces a una concepción dialógica, alineada al interaccionismo. Esa indefinición parece, al fín, favorecer un poco más a una visión en que la regla gramatical sigue presentándose como punto de partida para la clase de Lengua Portuguesa. Tal vez más importante que ese hallazgo, póngase el camino de la investigadora que, al revisar su práctica, pasa a tener otra alternativa que no esa que se consagro la regla ideal de enseñanza de lengua.
Palavras-chave: Signo
Enunciado
Estruturalismo
Interacionismo
Concepções de linguagem
Estructuralismo
Concepciones de lenguage
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: GOULART, Taize Gonçalves . OA Constituição do Sentido a Partir do Signo e do Enunciado: Uma Análise de Práticas de Ensino Realizadas no Programa de Residência Pedagógica. 48 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6121
Data do documento: 24-Set-2021
Aparece nas coleções:Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Taize_Goncalves__Goulart.pdf478.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.