???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/612
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | As concepções de letramento vigentes no referencial curricular lições do rio grande e suas recontextualizações no discurso sobre a prática docente |
Autor(es): | Pedra, Fabiani Chagas Dutra |
Primeiro Orientador: | Dornelles, Clara Zeni Camargo |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos o resultado de uma pesquisa que objetivou identificar as concepções de letramento presentes no Referencial Curricular Lições do Rio Grande, (RCLRG); verificar como essas concepções de letramento são operacionalizadas nos cadernos do professor e do aluno; investigar as suas recontextualizações no discurso sobre a prática docente. Iniciamos com uma discussão sobre os documentos oficiais nacionais, passando pelos documentos estaduais até chegar ao RCLRG. Adotando uma metodologia qualitativa e interpretativista em lingüística aplicada (ANDRÉ 1995; SIGNORINI, 1998), fazemos uma síntese das concepções de letramento (KLEIMAN, 1995; ROJO, 2008, 2009) e apresentamos nossa análise das concepções de letramento presentes no RCLRG. Em seguida, discutimos como essas concepções de letramento são operacionalizadas nas unidades didáticas do caderno do professor e do aluno. Na sequência, tratamos da recontextualização das concepções de letramento no discurso do professor sobre a prática docente, através da análise das entrevistas realizadas com duas professoras de Português atuantes na rede estadual de Bagé, interior do RS. Concluímos que o documento RCLRG aborda o letramento dominante, o letramento que o aluno constrói nas instituições sociais formais, mas também o letramento como prática social; quanto à operacionalização dessas concepções nas unidades didáticas, verificamos que as atividades propostas possibilitam o letramento como prática social além do letramento escolarizado. Já as recontextualizações das professoras, se dão de diferentes formas, pois encontramos uma concepção de letramento voltada para as práticas escolares que desenvolve a competência individual necessária para obter êxito na escola e outra concepção de letramento focada na prática social e no aperfeiçoamento da competência comunicativa e/ou textual do aprendiz. |
Abstract: | En este trabajo, presentamos el resultado de una investigación que objetivó identificar las concepciones de letramento presentes en el Referencial Curricular Lições do Rio Grande, (RCLRG); verificar como ocurre el funcionamiento de esas concepciones de letramento en los cuadernos del profesor y del alumno; investigar las suyas recontextualizaciones en el discurso sobre la práctica docente. Empezamos con una discusión sobre los documentos oficiales nacionales, pasando por los documentos estaduales hasta llegar al RCLRG. Adoptando una metodología cualitativa e interpretativista en lingüística aplicada (ANDRÉ 1995; SIGNORINI, 1998), hicimos una síntesis de las concepciones de letramento (KLEIMAN, 1995; ROJO, 2008, 2009) y presentamos nuestra analice de las concepciones de letramento presentes en el RCLRG. En la secuencia, discutimos como ocurre el funcionamiento de esas concepciones de letramento en los cuadernos del profesor y del alumno. Aún, tratamos de la recontextualización de las concepciones de letramento en el discurso del profesor sobre la práctica docente, a través del análisis de las entrevistas realizadas con dos profesoras de Portugués actuantes en la rede estadual de Bagé, interior de RS. Concluimos que el documento RCLRG aborda el letramento dominante, es decir, el letramento que el alumno construye en las instituciones sociales formales, pero también el letramento como práctica social; cuanto a la operacionalización de esas concepciones en las unidades didácticas, verificamos que las actividades propuestas posibilitan el letramento como práctica social además del letramento escolarizado. ya las recontextualizaciones de las profesoras son diferentes, pues encontramos una concepción de letramento que involucra las prácticas escolares desarrollando la competencia individual necesaria para obtener éxito en la escuela y otra concepción de letramento basada en la práctica social y en el perfeccionamiento da competencia comunicativa e/o textual del aprendiz. |
metadata.dc.subject: | Letras Documentos oficiais Letramento Recontextualização Letras Documentos oficiales Letramento Recontextualización |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Campus: | Campus Bagé |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/612 |
metadata.dc.date.issued: | 6-Jul-2011 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras - Português e Espanhol |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
2011-As Concepções de Letramento vigentes .pdf | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Letras hab. Português/Espanhol | 1.26 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license???