Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6105
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ímpar e a representação da inclusão |
Autor(es): | Lemos, Tainá Figueiró |
Primeiro Orientador: | Rêgo, Zilá Letícia Pereira |
1° Membro da banca: | Rêgo, Zíla Letícia Pereira |
2° Membro da banca: | Kelm, Miriam Denise |
3° Membro da banca: | Martins, Claudete da Silva Lima |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a representação da inclusão na obra Ímpar, de Marcelo Carneiro da Cunha. Para tal, utilizo autores como Candido (2006), que trata do papel da literatura, Culler (1990) e Reis (1996), que falam da representação da realidade na literatura, Werneck (2007), que analisa o tema inclusão e como ele aparece em obras literárias, além de Gancho (2006), que sugere uma estrutura narrativa a ser observada..Esta é uma pesquisa bibliográfica em que começo fazendo um levantamento de algumas obras de literatura infanto-juvenil que tratam do tema inclusão. Analiso, então, a estrutura narrativa de Ímpar e identifico como a inclusão aparece em diferentes aspectos da obra literária. As conclusões a que cheguei mostram que a inclusão está representada primeiramente pelo tema central da obra e, também pelo próprio protagonista ser deficiente, fazendo com que a narrativa gire em torno dele. Além disso, há também a turma ímpar em que acabamos encontrando os diversos tipos de deficiências, e a cobrança por adaptações para que eles possam se locomover sem problemas e com os direitos respeitados. Além disso, as ilustrações encontradas na obra já trazem a ideia de inclusão e de diversidade no seu projeto gráfico. Há também a representação da superação do protagonista durante a obra e a aceitação da família da sua condição. Finalmente, ao analisar como a inclusão aparece em Ímpar, destaco que o que é representado na obra se relaciona com arealidade dos deficientes e se aproxima muito deles, podendo esclarecer à sociedade sobre o tema. |
Abstract: | Este trabajo de conclusión del curso tiene como objetivo analizar la representación de la inclusión em el libro Ímpar, de Marcelo Carneiro da Cunha. Para esto, utilizo autores como Candido (2006), que se ocupa del papel de la literatura, Culler (1990) y Reis (1996), que hablan sobre la representación de la realidad en la literatura, Werneck (2007), que analiza el tema de inclusión y cómo aparece en obras literarias, además de Gancho (2006), que sugiere una estructura narrativa a observar. Esta es una investigación bibliográfica em la que empiezo haciendo una encuesta de algunas obras de literatura infantil y juvenil que tratan el tema de la inclusión. Luego analizo La estructura narrativa de Ímpar e identifico cómo aparece La inclusión en diferentes aspectos de la obra literaria. Las conclusiones que he sacado muestran que la inclusión está representada principalmente por el tema central de la obra, y también por La deficiência Del propio protagonista, lo que hace que la narrativa gire en torno a ella. Además, también existe una clase única em la que encontramos los diversos tipos de discapacidades y el cobro por adaptaciones para que puedan moverse sin problemas y com los derechos respetados. Además, las ilustraciones encontradas em la obra ya traen la idea de inclusión y diversidad em su diseño gráfico. También existe La representación de lasuperacióndel protagonista durante eltrabajo y laaceptación de su condición por parte de lafamilia. Finalmente, al analizar cómo aparece la inclusión, destaco que lo que está representado en la obra está relacionado com la realidad de los discapacitados y muy cerca de ellos, y puede aclarar a la sociedad sobre el tema. |
Palavras-chave: | Ímpar Literatura infantil e juvenil Inclusão Literatura infantil y juvenil Impar Inclusión |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | LEMOS, Tainá Figueiró. Ímpar e a representação da inclusão. 33 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6105 |
Data do documento: | 16-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCTaináLemos2019.pdf | 539.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.