???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6104
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Língua portuguesa e inclusão: uma experiência no residência pedagógica |
Autor(es): | Nogueira, Taís Granato |
Primeiro Orientador: | Martins, Claudete da Silva Lima |
1° Membro da banca: | Martins, Claudete da Silva Lima |
2° Membro da banca: | Teixeira, Isabel Cristina Ferreira |
3° Membro da banca: | Brizolla, Francéli |
Resumo: | O presente trabalho possui como tema a experiência do ensino de Língua Portuguesa numa perspectiva inclusiva, no Programa Residência Pedagógica. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa e perspectiva exploratória que teve como objetivos investigar os desafios à realização de práticas pedagógicas inclusivas no ensino de Língua Portuguesa e/ou Literatura, realizadas pelos residentes do Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pampa, Bagé – RS, numa escola municipal de Ensino Fundamental na cidade de Bagé-RS, numa perspectiva inclusiva no ano de 2019; propor a realização de práticas que pudessem contribuir para a superação das dificuldades e aprendizagem dos alunos com deficiência; identificar através dos dados coletados e das práticas pedagógicas as competências dos alunos com deficiência no ensino e aprendizagem; refletir sobre a prática proposta e, avaliar se a prática inclusiva contribuiu ou não para o ensino e aprendizagem do aluno com deficiência. Foram realizadas observações, questionários com os residentes, a professora regente da turma e a professora de Educação Especial e, efetuada uma prática pedagógica no ensino de Língua Portuguesa e/ou Literatura com todos os alunos, inclusive os com deficiência, para a obtenção de resultados dos objetivos propostos. Para tal se investigou fundamentos teóricos sobre o tema pesquisado, relativos às práticas pedagógicas e o ensino de Língua Portuguesa e/ou Literatura no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); na Base Nacional Comum Curricular (2018); Pimenta e Lima (2004); Soares (1999) e Prado, Coutinho, Reis e Villalba (2016) Fundamentou-se nos referenciais apoiados na Educação Inclusiva através da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008); em Sassaki (1998); Vygotsky(2004); Rodrigues(2006) e Mantoan(2006).Os resultados além de contribuírem positivamente para alcançar os objetivos, foram fundamentais para ajudar na superação e aprendizagem dos desafios e dificuldades tanto dos alunos com deficiência como dos residentes. Os residentes puderam descobrir e vivenciar como é o trabalho do cotidiano escolar com as suas dificuldades e facilidades, antes mesmo de concluir sua graduação, trocando experiências e conhecimentos e, os alunos com deficiência puderam ter o privilégio de receber essa permuta de novos saberes, novas maneiras de construir o conhecimento através da comunicação e linguagem entre professor e aluno. |
Abstract: | The present work has as its theme the experience of teaching Portuguese Language in an inclusive perspective, in the Pedagogical Residence Program. This is an action research with qualitative approach and exploratory perspective that aimed to investigate the challenges to the realization of inclusive pedagogical practices in the teaching of Portuguese Language and / or Literature, carried out by the residents of the Pedagogical Residence Program of the Degree Course in Letters. Portuguese and Portuguese Language Literature of the Federal University of Pampa, Bagé - RS, in a municipal elementary school in the city of Bagé-RS, in an inclusive perspective in 2019; propose the practice of practices that could contribute to overcome the difficulties and learning of students with disabilities; identify through the collected data and pedagogical practices the skills of students with disabilities in teaching and learning; reflect on the proposed practice and assess whether or not inclusive practice has contributed to the teaching and learning of students with disabilities. Observations, questionnaires were made with the residents, the classroom teacher and the Special Education teacher, and a pedagogical practice in the teaching of Portuguese Language and / or Literature was performed with all students, including those with disabilities, to obtain results. of the proposed objectives. For such, it was investigated theoretical foundations on the researched theme, related to the pedagogical practices and the teaching of Portuguese Language and / or Literature in the Pedagogical Residency Program of the Federal University of Pampa (UNIPAMPA); at the National Common Curriculum Base (2018); Pimenta and Lima (2004); Soares (1999) and Prado, Coutinho, Reis and Villalba (2016) Based on the references supported by Inclusive Education through the National Policy of Special Education in the Inclusive Education Perspective (2008); in Sassaki (1998); Vygotsky (2004); Rodrigues (2006) and Mantoan (2006). The results, besides contributing positively to achieve the objectives, were fundamental to help in overcoming and learning the challenges and difficulties of both students with disabilities and residents. Residents were able to discover and experience everyday school work with its difficulties and facilities, even before graduation, exchanging experiences and knowledge, and students with disabilities could have the privilege of receiving this exchange of new knowledge, new ways to build knowledge through communication and language between teacher and student. |
metadata.dc.subject: | Educação inclusiva Língua portuguesa Práticas pedagógicas Inclusive education Portuguese language Pedagogical practices |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
metadata.dc.identifier.citation: | NOGUEIRA, Taís Granato. Língua Portuguesa e inclusão: uma experiência no residência pedagógica. 67 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6104 |
metadata.dc.date.issued: | 17-Dec-2019 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras - Português |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
TCC Taís Granato 2019.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???