???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6092
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | As políticas industriais e a evolução da estrutura e do desempenho do setor automobilístico brasileiro: uma análise para o período de 1990 a 2020 |
Autor(es): | Leguiça, Ewerton Corrêa |
Primeiro Orientador: | Hoff, Debora Nayar |
1° Membro da banca: | Redivo, André da Silva |
2° Membro da banca: | Roncato, Patricia Eveline dos Santos |
Resumo: | A indústria automobilística no Brasil tem grande representatividade na economia e no desenvolvimento do país. Diante dessa realidade, buscamos entender todo contexto histórico do setor entre 1990 a 2020, período referente a sua criação, formação, e evolução até os dias atuais. Além disso, expor as políticas industriais de incentivo a indústria automotiva e identificar possíveis mudanças na estrutura e desempenho do setor ao longo de sua trajetória no país. Os procedimentos metodológicos abrangeram levantamentos, seleção e leitura de livros, artigos científicos, teses, dissertações e estudos setoriais, como também levantamento de dados primários em revistas, jornais, e levantamento de dados secundários junto à ANFAVEA, IBGE, IPEA e PIA. Logo depois, analisar o funcionamento do setor através das variáveis especificas de estrutura, desempenho, Market Share e índices de concentração. Como principais resultados, notamos que o setor automotivo nacional conseguiu consolidar suas estruturas e desenvolver suas atividades industriais, e parte desse desenvolvimento foi atrelado aos efeitos das políticas industriais direcionadas, no qual contribuíram para desconcentração regional das empresas e unidades industriais, e aumento da disputa de mercado entre montadoras. Portanto, as empresas montadoras de autoveículos não dependem somente de políticas especificas direcionadas ao setor para alcançarem determinados resultados, mas também, de um cenário brasileiro e internacional estável para atingirem bons resultados. |
Abstract: | The automobile industry in Brazil has great representation in the country's economy and development. Given this understanding, we seek to understand the entire historical context of the sector between 1990 and 2020, the period related to its creation, formation, and evolution to the present day. In addition, expose industrial policies to encourage the automotive industry and identify possible changes in the structure and performance of the sector throughout its trajectory in the country. The methodological procedures included surveys, selection and reading of books, scientific articles, theses, dissertations and sectorial studies, as well as primary data collection in magazines, newspapers, and secondary data collection with ANFAVEA, IBGE, IPEA and PIA. Afterwards, analyze the functioning of the sector through specific variables of structure, performance, Market Share and concentration indices. As main results, we note that the national automotive sector managed to consolidate its structures and develop its industrial activities, and part of this development was linked to the effects of targeted industrial policies, which contributed to regional deconcentration of companies and industrial units, and increased competition for market among automakers. Therefore, car assemblers do not only depend on specific policies aimed at the sector to achieve certain results, but also on a stable Brazilian and international scenario to achieve good results. |
metadata.dc.subject: | Indústria automobilística brasileira Políticas industrias Estrutura Desempenho Brazilian automotive industry Industrial policies Structure Performance |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
metadata.dc.identifier.citation: | LEGUIÇA, Ewerton Corrêa. As políticas industriais e a evolução da estrutura e do desempenho do setor automobilístico brasileiro: uma análise para o período de 1990 a 2020. 169p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6092 |
metadata.dc.date.issued: | 29-Sep-2021 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Ciências Econômicas |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
2021 - Ewerton - TCC II(Finalizado).pdf | TCC Ewerton Corrêa Leguiça - 2021 | 2.35 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???