Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6066
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de atualização da área de Engenharia do produto na Universidade Federal do Pampa visando atender as novas diretrizes curriculares nacionais
Autor(es): Oliveira, Renata Toledo de
Primeiro Orientador: Mantovani, Cesar Antônio
Segundo Orientador: Silveira, Caio Marcello Recart da
1° Membro da banca: Silveira, Caio Marcello Recart da
2° Membro da banca: Garbin, Fernanda Gobbi de Boer
3° Membro da banca: Santos, Ivonir Petrarca dos
Resumo: No ano de 2019, novas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs para os cursos de Engenharia foram aprovadas e formalizadas por meio da Resolução Nº 2, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação – CNE, objetivando a atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPCs dentro de um prazo de três anos. Em vista disso, o Curso de Engenharia de Produção – EP da Unipampa iniciou o processo de reformulação de seu PPC. A necessidade imposta pelas novas diretrizes e o processo de reformulação em curso propiciaram o cenário para a realização deste trabalho. Uma das dez áreas na formação de engenheiros de produção é a de Engenharia de Produto constituindo-se o foco da Pesquisa desenvolvida. Teve por objetivo a proposição de adequação da área de Engenharia do Produto do Curso de Engenharia de Produção da Unipampa que contemple as novas diretrizes nacionais, o perfil do egresso estabelecido no PPC do curso, as recomendações de entidades de classe e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA, bem como das boas práticas adotadas nos cursos de Engenharia de Produção das Universidades Federais com conceitos 4 e 5 do Conceito Preliminar de Curso – CPC do ano de 2017. Objetivou também analisar aspectos relativos às normativas que cercam a Engenharia, bem como as ementas e carga horária da área de Engenharia do Produto, conteúdos programáticos que se constituem em fonte básica de consulta. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa neste trabalho caracterizou-se em relação à natureza como aplicada, quanto aos objetivos em exploratória, quanto à abordagem em qualitativa e quanto aos métodos, como uma pesquisa bibliográfica, do tipo documental. Após a aplicação da metodologia, obteve-se os principais fatores que atendem as diretrizes e a compatibilidade com o que é aplicado nas instituições estudadas, bem como a identificação das fragilidades da área passíveis de melhorias.
Abstract: In 2019, the new National Curriculum Guidelines for Engineering Bachelor Degree were approved and formalized through Resolution No. 2 of the "Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação", aiming to update the Programs Pedagogical Models or "PPC" within a period of three years. Considering this, the Unipampa’s Industrial Engineering Program started the process of reformulating its "PPC". The demand imposed by the new guidelines and the ongoing reformulation process provided the panorama for this scientific work. One important area in an industrial engineer's academic formation is Product Engineering, which is the focus of the research to be developed. The aim was to propose the adequacy of the Product Engineering area of the Unipampa’s Industrial Engineering Program that includes the new national guidelines, the egress profile established in the program's PPC, the recommendations of the Academies and the "Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA", as well as the good practices adopted in the Industrial Engineering degrees of the Federal Universities with General Degree Index - "IGC 5". It also aimed to analyze aspects related to the regulations surrounding the Engineering, as well as the disciplines programs and credit hours of the Product Engineering area and syllabus that constitutes a basic source of inquiry. The methodology for the development of the research in this work was characterized in relation to nature as applied, as the objectives in exploratory, as the approach in qualitative and as the methods because of its bibliographic and documentary type. After applying the methodology, the main factors that meet the guidelines and compatibility with what is applied in the studied institutions were obtained, as well as the identification of weaknesses subject to improvement in the area.
Palavras-chave: Diretrizes
Engenharia do Produto
Projeto pedagógico do curso
Industrial Engineering
Guidelines
Program Pedagogical Model
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: OLIVEIRA, Renata Toledo de. Proposta de atualização da área de Engenharia do produto na Universidade Federal do Pampa visando atender as novas diretrizes curriculares nacionais. 90 p. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6066
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RENATA_TOLEDO_DE_OLIVEIRA.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.