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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Memória feminina sindical como forma de resistência: a luta das professoras do 17º núcleo do CPERS/Sindicato
Autor(es): Rosa, Diênifer Alves Ramos da
Primeiro Orientador: Bica, Alessandro Carvalho
1° Membro da banca: Bica, Alessandro Carvalho
2° Membro da banca: Morais, Kátia Vieira
3° Membro da banca: Alvarez, Isaphi Marlene Jardim
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso procura compreender o significado da Memória para um grupo de professoras filiadas ao CPERS/ Sindicato (Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul). Este é o segunda maior entidade sindical da América Latina, representando professores, funcionários de escola e especialistas da rede estadual. Nesse sentido, as participantes da pesquisa são cinco professoras grevistas e atuantes no movimento de lutas da categoria de 1979 a 1991. Através de seus relatos as professoras deram vida as memórias do período em questão que serviram para responder aos seguintes objetivos: compreender o significado da Memória para este grupo de mulheres em meio a crise do movimento sindical no Brasil; identificar aspectos referentes à repressão, e discriminação, imposto a estas mulheres por sua atuação sindical; elencar possíveis especificidades de um movimento composto majoritariamente por mulheres; e por último, analisar o relacionamento da categoria com os representantes do Estado na atualidade buscando perspectivas para o futuro de lutas da entidade. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as participantes através de um questionário composto por dez perguntas abertas. Esta pesquisa segue os princípios da História Oral (SENNA e MATOS, 2011) e está embasada em literatura pertinente (BULHÕES, 1992; SENNA e MATOS, 2011; HALBWACHS, 1990; entre outros). Com base nos resultados obtidos, é possível perceber que para as integrantes da pesquisa a Memória se apresenta como uma possibilidade de resistência a partir da e reorganização da luta sindical na atualidade. Além disso ficou claro que a repressão e discriminação sofrida por elas se manifestava de diferentes modos; o Estado fazia ameaças que colocavam em risco sua integridade física e praticavam o terror psicológico, enquanto outra parte da sociedade civil tentava constrangê-las e fazê-las retornar a seus devidos lugares, o de mãe e dona de casa mas jamais o de militante. E se de certa parcela da sociedade recebiam esse tipo de tratamento, dentro do sindicato a situação era de acolhimento, união e resistência. Isso se deu pois, segundo seus relatos, o clima gerado pela particularidade de um movimento grevista composto majoritariamente por mulheres ia além da luta, elas se tornaram amigas através da entidade, criaram seus filhos dentro deste contexto e neste ambiente sentiram pertencimento e se descobriram. No entanto, no que diz respeito ao atual relacionamento da categoria com os representantes do Estado as professoras fizeram um balanço unanimemente negativo e demonstram poucas esperanças em mudanças por parte do governo. Contudo, por conhecerem a história e o potencial do sindicalismo brasileiro, elas apostam todas as suas fichas na ideia de que a mudança só poderá vir através do da reorganização, consciência e da luta da classe trabalhadora
Abstract: This research aims at understanding the meaning of Memory to a group of female teachers engaged in CPERS/ Sindicato. This is the second largest trade union institution in Latin America and it represents teachers, school employees and experts from the state network. With that said, the participants of this study are five teachers involved in the category strikes from 1979 to 1991. Through their own stories they brought to life memories from the historical period related to this research which served to answer the following objectives: understanding the meaning of Memory to this group of teachers while living with the current trade union crisis in Brazil, identifying characteristics related to the repression and discrimination imposed to this women due to their trade union performance; listing possible distinguished characteristics from a movement formed mainly by women; and at last, analyzing the relationship between the category and the state representatives on the present looking for prospects to the future struggles of the institution. In order to collect data a semi-structured interview was made with the participants through a questionnaire with ten open questions. This study takes into account the principles of Oral History and relevant literature (BULHÕES, 1992; SENNA e MATOS, 2011; HALBWACHS, 1990; amongst others). Regarding the results, it is possible to say that to the this group of women, Memory represents a possibility of resistance and reorganization of the trade union struggle on the present. Besides that, it became clear that the repression and discrimination endured by them presented itself in different ways; the state used to threaten them by putting their physical integrity at risk and provoked them through psychological terror, while part of the civilians tried to shame them on going back to their places, as mothers and housewives but never as activists. And if from a certain portion of the society they received this kind of treatment, within the trade union environment the situation was based on acknowledgement, union and resistance. That happen, according to them, due to them being a movement that consisted mainly on women who became friends and raised their kids within this context where they felt like belonging to and discover themselves. However, regarding the category relationship with the state representatives the teachers evaluate it mostly as negative and show a lack of hope in a change on the government's part. Nevertheless, since they know the history and the potential of Brazilian trade union movement, they bet all their cards on the idea that the change will only come through the reorganization, awareness and struggle from the working class.
metadata.dc.subject: Memória
Sindicato
Greve
Resistência
Mulheres
Memory
Trade union
Strike
Resistance
Women
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: ROSA, Diênifer Alves Ramos da. Memória feminina sindical como forma de resistência: a luta das professoras do 17º núcleo do CPERS/Sindicato. 80 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6055
metadata.dc.date.issued: 16-Dec-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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