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dc.contributor.advisor1Mello e Silva, Pedro Castro Menezes Xavier de-
dc.creatorMarques, Matheus de Souza-
dc.date.accessioned2021-10-29T17:49:11Z-
dc.date.available2021-10-29-
dc.date.available2021-10-29T17:49:11Z-
dc.date.issued2021-10-08-
dc.identifier.citationMARQUES, Matheus de Souza . Uma proposta de um Objeto Educacional Digital para a apresentação da Teoria da Relatividade Especia.29 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6032-
dc.description.abstractThis work consists of the presentation of a proposal for the insertion of the Special Theory of Relativity applying digital technologies (more specifically simulations) in High School. The motivation for the theme choice was, beyond recommendations from official documents, such as BNCC, and other works already produced in the field, the fact that the Special Theory of Relativity has some counterintuitive effects besides its difficult experimentation, hence the advantage of exploring it through simulations. The Ausubel learning theory will be used as the theoretical ground for the construction of a digital educational object, which will be developed with the software Godot. Following the principles of Ausubel’s theory, it is hoped that the use of simulations will provide a meaningful learning about the Special Theory of Relativity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelatividadept_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectGodotpt_BR
dc.subjectRelativitypt_BR
dc.subjectDigital tecnologypt_BR
dc.titleUma proposta de um Objeto Educacional Digital para a apresentação da Teoria da Relatividade Especialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Mello e Silva, Pedro Castro Menezes Xavier de-
dc.contributor.referee2Barlette, Vania Elisabeth-
dc.contributor.referee3Martins, Marcio Marques-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste na apresentação de uma proposta de inserção da Teoria da Rela tividade Especial (TRE) usando tecnologias digitais (mais especificamente simulações) no Ensino Médio (EM). A escolha do tema foi motivada, além das recomendações de documentos oficiais como a BNCC e outros trabalhos já realizados nesta linha, pelo fato da TRE ter efeitos contraintuitivos e de difícil experimentação, que podem ser explo rados através de simulações. Serão utilizados a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, como fundamento teórico para a construção de um Objeto Educacional Digital (OED) sobre a TRE, e o software Godot para desenvolver tal objeto. Seguindo as ideias da teoria de Ausubel, espera-se que o uso das simulações proporcione uma aprendizagem significativa sobre a TRE.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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