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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Publicidade e nostalgia: uma análise da estética retrô presente nas embalagens da marca “That Girl”
Autor(es): Gomes, Isabela Palermo
Primeiro Orientador: Coutinho, Renata Patricia Corrêa
1° Membro da banca: Salbego, Juliana Zanini
2° Membro da banca: Lima, Denise Aristimunha de
Resumo: O presente trabalho foi concebido tendo como principal objetivo analisar como é utilizada a estética retrô a partir dos elementos de persuasão nas embalagens da marca “That Girl”. Para isso, este trabalho parte de uma pesquisa exploratória com viés qualitativo, dividido por dois momentos: o primeiro deles, desenvolvese a partir de uma pesquisa bibliográfica que discute possíveis relações entre os conceitos de embalagem, persuasão, publicidade e nostalgia, a partir de autores como Kotler e Keller (2012), Negrão e Camargo (2008), Moderno (2000), Péon (2003), Plutarco e Botelho (2012) e Solomon (2016); o segundo momento, trata da realização de uma Entrevista em Profundidade com a proprietária da marca, Maria Fernanda Mamede no intuito em caracterizar o nosso objeto de estudo devido a escassez de material a respeito da história da marca. A partir disso, foi apropriado a técnica da análise de conteúdo de acordo com Bardin (1977), objetivando relacionar os conceitos vistos anteriormente com o objeto de análise: as embalagens da marca “That Girl”, que se particularizam por se constituírem de uma “pin-up” como personagem. Esse delineamento da pesquisa resultou na análise que identificou a utilização da persuasão emotiva em todas as categorias que compõem as embalagens da marca “That Girl”.
Resumen : The present paper was developed with the main objective to analyze how the retro style is used on persuasion elements in the “That Girl” brand package. For this, this work begins from an exploratory research with qualitative perspective, divided by two moments: the first one, developed from a bibliographic research that discusses possible relations between the concepts of package, persuasion, advertising and nostalgia, based in authors such as Kotler and Keller (2012), Negrão and Camargo (2008), Moderno (2000), Péon (2003), Plutarco and Botelho (2012) and Solomon (2016); the second, deals with conducting an indepth interview with the brand owner, Maria Fernanda Mamede in order to characterize our object of study due to the scarcity of material regarding the brand’s history. To perform such interviews, the technique of content analysis according to Bardin (1977) is being used, aiming to relate the concepts previously seen with the object of analysis: the package of the “That Girl” brand, which are distinguished because such package constitute a “pin-up” as a character. This research line resulted in an analysis that identified the use of emotional persuasion in all categories that produces the “That Girl” brand package.
Palabras clave : Publicidade
Persuasão (Psicologia)
Nostalgia
Marketing
Advertising
Persuasion (Psychology)
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : GOMES, Isabela Palermo. Publicidade e nostalgia: uma análise da estética retrô presente nas embalagens da marca “That Girl”. 2021. 83 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6028
Fecha de publicación : 4-may-2021
Aparece en las colecciones: Publicidade e Propaganda

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