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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6001
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Desenvolvimento de um protótipo funcional de agenda acadêmica com a colaboração de estudantes universitários |
Autor(es): | Medeiros, Gabriéla Cordova |
Primeiro Orientador: | Melo, Amanda Meincke |
Resumo: | Os smartphones estão presentes no cotidiano dos estudantes, que podem se beneficiar dessa tecnologia para facilitar a sua rotina acadêmica. Mais do que usuários, estudantes podem ser coautores de tecnologias para seu uso. O Design Participativo, além de promover a coautoria em ambientes colaborativos entre usuários e desenvolvedores, tem o potencial de promover a qualidade no produto final e a maior aceitação de novas tecnologias. Ao realizar uma revisão na literatura para encontrar contribuições para o desenvolvimento de software utilizando abordagens participativas com a colaboração de estudantes universitários, entretanto, constatouse a carência de um processo de software com atividades bem definidas e documentadas. Este trabalho, portanto, tem como objetivo integrar práticas de Design Participativo à Engenharia de Software no domínio da Universidade Pública, com a colaboração de estudantes. Além disso, é apresentada uma pesquisa exploratória, que serviu para identificar os principais problemas enfrentados por estudantes do Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O protótipo proposto tem como finalidade auxiliar no projeto da Agenda Acadêmica, que busca mitigar alguns dos problemas revelados pelos estudantes: dificuldade em administrar o tempo e manter uma rotina organizada conciliando atividades acadêmicas e pessoais; dificuldade em se sentir motivado e focado para estudar além de não conseguirem cumprir os prazos estipulados; desinformação sobre eventos, notícias e Atividades Complementares de Graduação da universidade. Assim, foi desenvolvido o projeto de Agenda Acadêmica, um aplicativo que deve permitir aos estudantes organizarem as suas tarefas diárias e ainda possam se informar da disponibilidade de Atividades Complementares de Graduação, bem como notícias e eventos da universidade e como forma de tentar engajar mais os estudantes a serem mais produtivos e responsáveis com suas tarefas diárias, sendo utilizada gamificação, que emprega mecânicas de jogos em um contexto distinto, geralmente para motivar as pessoas e tornar uma tarefa um pouco mais agradável. |
Abstract: | Smartphones are present in the daily lives of students, who can benefit from this technology to facilitate their academic routine. More than users, students can become co-author of technologies for their use. Participatory Design, in addition to promoting co-authoring in collaborative environments between users and developers, has the potential to promote quality in the final product and greater acceptance of new technologies. When conducting a literature review to find contributions to software development using participatory approaches with the collaboration of university students, however, it was found that there is a lack of a software process with welldefined and documented activities. This work, therefore, aims to integrate Participatory Design practices to Software Engineering in the domain of the Public University, with the collaboration of students. In addition, an exploratory research is presented, which served to identify the main problems faced by students from the Campus Alegrete of the Federal University of Pampa (UNIPAMPA). The proposed prototype is intended to assist in the Academic Agenda project, which seeks to mitigate some of the problems revealed by the students: difficulty in managing time and maintaining an organized routine, reconciling academic and personal activities; difficulty in feeling motivated and focused to study in addition to not being able to meet the stipulated deadlines; misinformation about university events, news and Complementary Activities of Graduation. Thus, the Academic Agenda project was developed, an application that shall allow students to organize their daily tasks and be informed of the availability of Complementary Graduation Activities, as well as university news and events and to try to engage students more to be productive and responsible with their daily tasks, using gamification, which employs game mechanics in a different context, usually to motivate people and make a task a little more enjoyable. |
metadata.dc.subject: | Engenharia de software Estudantes universitários Design participativo Aplicativos móveis Interface de usuários Software engineering University students Participatory design Mobile apps User interface |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
metadata.dc.identifier.citation: | MEDEIROS, Gabriéla Cordova. Desenvolvimento de um protótipo funcional de agenda acadêmica com a colaboração de estudantes universitários. Orientador: Amanda Meincke Melo. 2021. 93p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Software, Alegrete, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6001 |
metadata.dc.date.issued: | 29-Sep-2021 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia de Software |
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Gabriela Cordova Medeiros - 2021.pdf | 2.17 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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