Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5970
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A trajetória do músico Nelcy Vargas nos festivais nativistas do RS: uma pesquisa etnomusicológica |
Autor(es): | Peralta, Fábio de Lima |
Primeiro Orientador: | Santos, Luana Zambiazzi dos |
1° Membro da banca: | Santos, Luana Zambiazzi dos |
2° Membro da banca: | Teixeira, Lúcia Helena Pereira |
3° Membro da banca: | Silva, Rafael Gonçalves Oliveira da |
Resumo: | Esta é uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo analisar a trajetória do músico Nelcy Vargas no contexto dos festivais nativistas do Rio Grande do Sul. Os festivais nativistas são eventos que acontecem com regularidade no estado e tratam-se de concursos de músicas voltadas ao regionalismo gaúcho; Nelcy Vargas é um instrumentista e compositor atuante nos festivais do estado desde a década de 1980. A respeito deste contexto, pode-se perguntar: como seria o caminho de um músico que atua nos festivais nativistas? Com o propósito de buscar respostas para esta questão, a partir de uma orientação etnomusicológica, foi realizada uma entrevista com o músico. Esta pesquisa incorpora as proposições teóricas do antropólogo Gilberto Velho, entendendo a trajetória de Nelcy Vargas como a materialização de um projeto, mediante um campo de possibilidades, que é o contexto dos festivais nativistas do Rio Grande do Sul. O trabalho apresenta uma narrativa sobre a trajetória musical do festivaleiro, o que inclui a sua formação musical familiar, chegada e atuação no mundo dos festivais nativistas como instrumentista e compositor e, mais recentemente, como produtor musical. A partir das escolhas musicais, arranjos, parcerias e lições no campo na trajetória de Nelcy, entende-se os festivais nativistas como campo de possibilidades compostos também por tensões, “encontros” e transformações, remetendo a metamorfoses; também, reflete-se sobre a sua contribuição na formação de projetos nas trajetórias individuais de outros músicos. No contexto científico das Artes, os estudos de trajetória são importantes porque podem revelar, a partir da história de um artista, as dinâmicas do contexto social em que está inserido. Considerando isso, esta pesquisa pode mobilizar novos estudos sobre trajetórias de músicos nos festivais nativistas na área de Música e nas suas diversas subáreas. |
Abstract: | This is a qualitative research which aims to understand the the musical trajectory of the musician Nelcy Vargas amid the Nativistas Festivals in the Rio Grande do Sul, Southern state of Brazil. Such festivals, which are about gaucho’s regional music competition, are events that often happen in the state region; Nelcy Vargas is an instrumentalist and a composer present in these festivals since 1980. In face of that, it can be asked: what would it be the path pursued as a musician who performs in these nativistas festivals? For the purpose of answering this question, from an ethnomusicologist guidance, the afore mentioned musician was interviewed. This research embodies the anthropologist Gilberto Velho’s theoretical propositions, understanding the musician’s trajectory as a project materialization, in face of a field of possibilities, as here understood the Rio Grande do Sul Nativistas festivals. This work presents a narrative on this festival-performer, Nelcy Vargas, musical path, including his familiar musical formation, appearance and performance as an instrumentalist and a composer in the nativistas festivals and, recently, as a music producer. Taking into account his musical choices, arrangements, partnerships and lessons learnt during his path, nativistas festivals are understood as a field of possibilities also consisting of tensions, gatherings and transformations, referring it to a metamorphosis; also, it reflects on his contribution while being involved with projects of other musician’s individual trajectories. In the art scientific context, trajectory studies are important, once they might unfold, from an artist life story, the social context dynamic that they belong to. Taking it into account, this research may incentive new case studies about musician’s trajectories in those nativistas festivals in the music field as well as in its subject matter. |
Palavras-chave: | Trajetória Projeto e metamorfose Campo de possibilidades Etnomusicologia Festivais nativistas Trajectory Nativistas festivals Project and methamorphosis Field of possibilities Ethnomusicology |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | PERALTA, Fábio de Lima. A trajetória do músico Nelcy Vargas nos festivais nativistas do RS: uma pesquisa etnomusicológica. 46 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5970 |
Data do documento: | 28-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Fabio_Peralta___Final.pdf | 146.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.