???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5958
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: A desigualdade enquanto expressão da questão social: um debate necessário no sistema educacional
Autor(es): Ruis, Welington dos Santos
Primeiro Orientador: Pessôa, Elisângela Maia
1° Membro da banca: Silva, Jorge Alexandre da
Resumo: O sistema educacional brasileiro precisa ser pensado para além da relação aluno(a) versus conhecimento, uma vez que essa relação é atravessada por diversas questões como, por exemplo, as desigualdades enfrentadas pelos(as) mesmos(as), que de uma forma ou de outra, acabam sendo levadas para o cotidiano escolar. A pesquisa que culminou no presente artigo teve como objetivo geral analisar se existe compreensão da questão social no sistema de educação, para dar visibilidade à discussão das desigualdades no âmbito escolar. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico com mapeamento de artigos retirados do portal Scielo. Foi realizada análise de conteúdo sendo o método dialético crítico o fio condutor da análise de realidade. A partir da análise dos artigos, percebeu-se que situações vivenciadas nas escolas levam ao reconhecimento de diversas desigualdades, tais como a exploração de classe, as mais variadas formas de violências, racismo, precarização de ensino, entre outras. Porém, na maioria das vezes não se correlacionam tais realidades com questões macrossociais. A contextualização dessas desigualdades como sendo expressões advindas da questão social mostraram-se irrisórias, portanto, pouco encontradas nos textos bases mapeados para esse estudo. Diferentes práticas de enfrentamento a essas desigualdades são relatadas nos textos, mas a maioria delas focaliza de forma singular em cada problema. Embora sejam ações importantes, não buscam correlações com a questão social, tão pouco as correlacionam com um sistema de produção desigual, o que foge da superação de forma concreta dessas desigualdades.
Abstract: The Brazilian educational system needs to be thought of beyond the student versus knowledge relationship, since this relationship is crossed by several issues such as, for example, the inequalities faced by them, that of a one way or another, they end up being taken to everyday school life. The research that culminated in this article aimed to analyze whether there is an understanding of the social issue in the education system, in order to give visibility to the discussion of inequalities in the school environment. Therefore, a qualitative bibliographic research was carried out with mapping of articles taken from the Scielo portal. Content analysis was performed, with the critical dialectical method being the guiding thread of the reality analysis. From the analysis of the articles, it was noticed that situations experienced in schools lead to the recognition of various inequalities, such as class exploitation, the most varied forms of violence, racism, precariousness of teaching, among others. However, in most cases these realities are not correlated with macro-social issues. The contextualization of these inequalities as expressions arising from the social issue proved to be derisory, therefore, rarely found in the basic texts mapped for this study. Different practices for confronting these inequalities are reported in the texts, but most of them focus singularly on each problem. Although they are important actions, they do not seek correlations with the social issue, nor do they correlate them with an unequal production system, which avoids overcoming these inequalities in a concrete way.
metadata.dc.subject: Educação
Problemas sociais
Integração social
Education
Social problems
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violência
metadata.dc.identifier.citation: RUIS, Welington dos Santos. A desigualdade enquanto expressão da questão social: um debate necessário no sistema educacional. . 2021. 33 p. Monografia (Especialização) – Especialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violência - Universidade Federal do Pampa, São Borja, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5958
metadata.dc.date.issued: 9-Sep-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violência

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Welington dos Santos Ruis 2021.pdf542.94 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???