???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5955
Tipo: | Dissertação |
metadata.dc.title: | Acordos de Cooperação Acadêmica Internacional na Fronteira: caso Unipampa/Campus Santana do Livramento |
Autor(es): | Fabiano, Anna Claudia Sieverding |
Primeiro Orientador: | Mello, Elena Maria Billig |
1° Membro da banca: | Mello, Elena Maria Billig |
2° Membro da banca: | Freitas, Diana Paula Salomão de |
3° Membro da banca: | Bica, Alessandro Carvalho |
4° Membro da banca: | Adão, Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira |
Resumo: | Esta pesquisa analisou como se estabelecem os Acordos de Cooperação Acadêmica Internacional na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Santana do Livramento e instigou responder quais as contribuições desses Acordos para a inovação educacional. Essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Devido à realidade da pesquisadora e ao lócus da investigação, a pesquisa também se constitui como um estudo de caso para melhor investigar o contexto fazendo uma análise mais profunda e situada. Foi utilizado o Ciclo de Políticas de Stephen J. Ball, contribuindo para as discussões acerca dos contextos da política educacional: o da influência, o da produção do texto da política e a prática da política. Com esse fim, a coleta de dados se deu por meio da análise documental e de entrevistas semiestruturadas online. A análise realizada foi em três documentos da Unipampa: Regimento Geral, Plano Institucional de Internacionalização e o Plano de Desenvolvimento Institucional (2019-2023); e as entrevistas semiestruturadas com os sujeitos coordenadores da Daeinter e diretores do Campus Santana do Livramento/Unipampa. A Análise Textual Discursiva serviu para a interpretação dos dados, correlacionadas às referências teóricas. Autores que comungam da mesma fundamentação teórico-crítica referente a concepção de Internacionalização da Educação Superior, a inovação pedagógica, a organismos internacionais, a Cooperação Acadêmica e a zonas de fronteira serviram de suporte para a escrita. Concluiu-se que a Unipampa reconhece a importância da Internacionalização como forma de melhorar a qualidade do ensino, porém ainda falta um alinhamento institucional para a formalização das ações de Acordos de Cooperação. Também percebe que universidade como um meio mobilizador de ações e produção de conhecimentos nos diferentes espaços sociais. Possibilitou a ampliação de conhecimentos sobre a Internacionalização e fomentou reflexões acerca da inovação educacional como instrumento que deve estar nos Acordos de Cooperação Acadêmica Internacional. Para isso, expandir e fortalecer as relações interinstitucionais, principalmente no país vizinho, impulsionando o desenvolvimento regional e local. Dessa forma, valorizar o cenário binacional multicultural em que a Universidade está localizada, contribuindo para formação de espaços mais democráticos e colaborativos entre os países no que se refere à expansão e qualificação da Educação Superior. |
Abstract: | This research analyzed how the International Academic Cooperation Agreements are established at the Federal University of Pampa - Unipampa, campus Santana do Livramento and instigated to answer the contributions of these Agreements to educational innovation. This is a research with a qualitative approach, exploratory and descriptive in nature. Due to the reality of the researcher and the locus of the investigation, the research also constitutes a case study to better investigate the context, making a deeper and more situated analysis. Stephen J. Ball's Policy Cycle was used, contributing to discussions about the contexts of educational policy: influence, production of the policy text and policy practice. For this purpose, data collection took place through document analysis and online semi-structured interviews. The analysis was carried out in three Unipampa documents: General Regiment, Institutional Plan for Internationalization and the Institutional Development Plan (2019-2023); and semi-structured interviews with the coordinators of Daeinter and directors of Campus Santana do Livramento/Unipampa. Discursive Textual Analysis was used to interpret the data, correlated with theoretical references. Authors who share the same theoretical-critical foundation regarding the conception of internationalization of Higher Education, pedagogical innovation, international organizations, academic cooperation and frontier zones served as support for writing. It was concluded that Unipampa recognizes the importance of internationalization as a way to improve the quality of education, but there is still a lack of institutional alignment for the formalization of cooperation agreement actions. It also perceives the university as a means of mobilizing actions and knowledge production in different social spaces. It enabled the expansion of knowledge about internationalization and fostered reflections on educational innovation as an instrument that should be included in the International Academic Cooperation Agreements. For this, expand and strengthen inter institutional relations, especially in the neighboring country, boosting regional and local development.Thus, valuing the multicultural binational scenario in which the University is located, contributing to the formation of more democratic and collaborative spaces between countries with regard to the expansion and qualification of Higher Education. |
metadata.dc.subject: | Educação Superior Internacionalização Cooperação Acadêmica Internacional Inovação Pedagógica College education Internationalization International Academic Cooperation Pedagogical Innovation |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
metadata.dc.identifier.citation: | FABIANO, Anna Claudia Sieverding. Acordos de Cooperação Acadêmica Internacional na fronteira: caso Unipampa/Campus Santana do Livramento. 186 f.: il. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5955 |
metadata.dc.date.issued: | 30-Aug-2021 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Acadêmico em Ensino |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Anna_Claudia_Sieverding_Fabiano_FINAL.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???