Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5954
Tipo: Dissertação
Título : Aprendizagem solidária : inovação educativa no contexto dos projetos integradores em um curso superior de gastronomia
Autor(es): Severo, Christian Guimarães
Primeiro Orientador: Junqueira, Sonia Maria da Silva
1° Membro da banca: Junqueira, Sonia Maria da Silva
2° Membro da banca: Singer, Helena
3° Membro da banca: Ruppenthal, Raquel
4° Membro da banca: Irala, Valesca Brasil
Resumo: O presente trabalho versa sobre a aplicação da aprendizagem solidária como inovação educativa em projetos integradores, voltados a questões sociais, em uma Instituição Comunitária de Ensino Superior, com acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Nesta proposta de investigação, parte-se dos desafios que são lançados pela comunidade na plataforma de projetos integradores da instituição lócus desta pesquisa por meio da Plataforma SOU I. A Plataforma de projetos integradores SOU I é um site que une estudantes, comunidades e empresas, criado em 2019 com o objetivo de concentrar desafios cadastrados pela comunidade para a prática de extensão e proporcionar ao acadêmico uma maior proximidade com a comunidade e mercado de trabalho desde o primeiro semestre do curso, por meio de parcerias. O objetivo deste trabalho é mostrar que a aprendizagem solidária, como inovação educativa, está presente nos projetos integradores voltados à solução de problemas sociais no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Como questão de pesquisa, busca-se responder: Como se mostra a aprendizagem solidária nos projetos integradores no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da URCAMP? O referencial teórico é construído a partir dos conceitos sobre inovação educativa propostos por Jaume Carbonell e dos conceitos de aprendizagem solidária seguindo, principalmente, as autoras Katia Mori e Maria Nieves Tapia. Além disso, serão apresentados conceitos e experiências relacionadas a aprendizagem solidária enquanto inovação educativa na América do Sul, Europa e Estados Unidos. Quanto aos procedimentos metodológicos, será utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa e quanto ao método, opta-se pela pesquisa etnográfica. Para o processo de análise dos dados pretende-se utilizar a técnica de análise de conteúdo, que segundo Bardin (2011) apresenta como características metodológicas a objetividade, a sistematização e a inferência. Para a coleta dos dados foram utilizadas as informações contidas na plataforma de projetos integrados, a observação participante, as notas de campo, o grupo focal, entre outros. A pesquisa ocorreu com base nos projetos sociais cadastrados pela comunidade na plataforma de projetos integrados SOU I e desenvolvidos pelos acadêmicos do curso de Gastronomia no ano de 2020. Os achados a partir da análise revelaram o campo de convergências da aprendizagem solidária e inovação educativa, nas evidências de aprendizagem colaborativa, desafiadora, crítica e ativa, além do protagonismo dos estudantes no projeto social desenvolvido no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Concluiu-se que os projetos integradores transformam as práticas universitárias e promovem um espaço de integração propício para o exercício da solidariedade e da autonomia para transformar a realidade.
Resumen : The present work deals with the application of solidary learning as an educational innovation in integrative projects, focused on social issues, in a Community Institution of Higher Education, with academics from the Higher Course of Technology in Gastronomy. In this research proposal, we start from the challenges that are launched by the community in the integrative projects platform of the institution locus of this research through the SOU I Platform. The SOU I Integrating Projects Platform is a site that unites students, communities and companies, created in 2019 with the objective of concentrating challenges registered by the community for the practice of extension and providing the academic with greater proximity to the community and the job market since the first semester of the course, through partnerships. The objective of this work is to show that solidary learning, as an educational innovation, is present in integrative projects aimed at solving social problems in the Higher Course of Technology in Gastronomy. As a research question, we seek to answer: How is solidary learning shown in integrative projects in the URCAMP Higher Education Course in Gastronomy Technology? The theoretical framework is built from the concepts of educational innovation proposed by Jaume Carbonell and the concepts of solidary learning, mainly following the authors Katia Mori and Maria Nieves Tapia. In addition, concepts and experiences related to solidary learning as an educational innovation in South America, Europe and the United States will be presented. As for the methodological procedures, the qualitative research approach will be used and as for the method, ethnographic research will be chosen. For the data analysis process, it is intended to use the content analysis technique, which according to Bardin (2011) presents objectivity, systematization and inference as methodological characteristics. For data collection, it is intended to use, in addition to the information contained in the integrated projects platform, participant observation, field notes and the focus group, among others. The research was based on social projects registered by the community on the SOU I integrated project platform and developed by academics of the Gastronomy course in 2020. The findings from the analysis revealed the field of convergences of solidary learning and educational innovation, in evidence of collaborative, challenging, critical and active learning, in addition to the role of students in the social project developed in the Superior Course of Technology in Gastronomy. It was concluded that integrative projects transform university practices and promote a space for integration that is conducive to the exercise of solidarity and autonomy to transform reality.
Palabras clave : Inovação educativa
Aprendizagem solidária
Projetos integrados
Educational innovation
Solidary learning
Integrated projects
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citación : SEVERO, Christian Guimarães . Aprendizagem solidária : inovação educativa no contexto dos projetos integradores em um curso superior de gastronomia. 110 f.: il. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5954
Fecha de publicación : 2-ago-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Ensino

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DIS_Christian_Severo_2021_final.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.