???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5932
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: A violência intrafamiliar e os danos na vida do/a adolescente: aproximações com o ato infracional
Autor(es): Benevides, Jamille Freire Luz
Primeiro Orientador: Almeida, Andreia Cristina da Silva
1° Membro da banca: Pedersen, Jaina Raqueli
2° Membro da banca: Guilherme, Rosilaine Coradini
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os danos da violência intrafamiliar na vida dos adolescentes e sua correlação com o ato infracional e, consequentemente, o cumprimento de medida socioeducativa. Diante disso, para responder aos objetivos se fez o uso de referências bibliográficas que tratam das categorias temáticas adolescências, violência intrafamiliar e ato infracional, além de dados obtidos do Conselho Tutelar de São Borja/RS e no relatório do Disque Direitos Humanos de 2019. A pesquisa é do tipo qualitativo, com recorte bibliográfico e documental, e utiliza-se do método dialético-crítico, para melhor aproximação com os objetivos propostos, utilizando-se das categorias historicidade, totalidade e contradição. Ressalta-se que a problematização dessa temática é de suma importância, pois, retrata-se de sujeitos que por vezes, estão em situação de vulnerabilidade e riscos sociais, carregados por estigmas e rótulos, principalmente por seu envolvimento com atos violentos na sociedade. Como resultados pode-se indicar que o ato infracional pode ser uma consequência da vivência da violência intrafamiliar presente na história de vida dos/as adolescentes. É preciso considerar sua história e seus sofrimentos diante do contexto da violência, principalmente quando ocorrem no âmbito doméstico e familiar. O ato infracional pode ser uma forma de reprodução de valores apreendidos durante seu desenvolvimento em cenários de violência, dentre elas, a intrafamiliar.
Resumen: Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre el daño causado por la violência intrafamiliar en la vida de los adolescentes y su correlación com el delito y, em consecuencia, el cumplimiento de las medidas socioeducativas. Por tanto, para dar repuesta a los objetivos, se utilizaron referencias bibliográficas que tratan de las categorias temáticas adolescencias, violencia intrafamiliar y infracción, además de dados obtenidos del informe Línea Directa de Derechos Humanos 2019. el tipo cualitativo, com recorte bibliográfico y documental, y utiliza el método dialéctico-crítico, para abordar mejor los objetivos propuestos, utilizando las categorias historicidade, totalidade y contradicción. Es de destacar que la problematización de este tema es de suma importancia, ya que retrata a sujetos que en ocasiones se encuentran en una situación de vulnerabilidad y riescos sociales, cargados de estigmas y etiquetas, principalmente por su implicación em hechos violentos en la sociedad. En consecuencia, se puede afirmar indicar que la infracción puede ser consecuencia de la vivencia de la violencia intrafamiliar presente en la historia de vida de los adolescentes. Es necesario considerar su historia y sufrimiento em el contexto de la violencia, especialmente cuando ocurren em el ámbito doméstico y familiar. La infracción puede ser uma forma de expresión de valores aprendidos durante su desarrollo em escenarios de violencia, incluída la violencia intrafamiliar.
metadata.dc.subject: Violência familiar
Adolescentes
Atos ilícitos
Violencia doméstica
Actos ilícitos
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Políticas e Intervenção em Violência Intra-familiar - 3ª Edição
metadata.dc.identifier.citation: BENEVIDES , Jamille Freire Luz. A violência intrafamiliar e os danos na vida do/a adolescente: aproximações com o ato infracional. 2021. 32 p. Monografia (Especialização) – Especialização em Política e Intervenção em Violência Intrafamiliar - Universidade Federal do Pampa, São Borja, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5932
metadata.dc.date.issued: 6-Aug-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Política e Intervenção em Violência Intrafamiliar

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Jamille Freire Luz Benevides 2021.pdf907.19 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???