Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5912
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação continuada em neuroeducação: percepção de professores sobre a neurociência e sua importância para a educação
Título(s) alternativo(s): Continuing education in neuroeducation: teachers' perception of neuroscience and its importance for education
Autor(es): Filipin, Geórgia Elisa
Primeiro Orientador: Carpes, Pâmela Billig Mello
Resumo: A neurociência contribui para a compressão de como o cérebro aprende, qualificando a escolha de estratégias de ensino e aprendizagem. Aqui, objetivamos relatar a percepção e o conhecimento de professores acerca da neurociência antes e após um curso de formação continuada. O curso foi realizado em duas etapas, contando com adesão de 13 docentes. Segundo os mesmos, a neurociência não havia sido abordada na formação inicial de 69,2% deles; 77,7% relatou ter algum conhecimento acerca do tema adquirido por outros meios que não a educação formal. Ao final, todos conceituaram neurociência adequadamente, afirmando que esta tem uma importante relação com a educação.
Abstract: Neuroscience contribute to the compression about how the brain learn, qualifying the choice of teaching-learning strategies. Here, we aim to report the perception and knowledge of school teachers about neuroscience before and after a training course. The course was made in two stages, counting with 13 teachers. 69.2% of the teachers did not have contact with neuroscience during their initial training. 77.7% claimed to have some knowledge acquired by other means. Still, all participants conceptualized neuroscience properly and said that this science has an important relationship with education.
Palavras-chave: Fisioterapia
Physiotherapy
Brain
Formação de professores
Neurociência
Cérebro
Neuroscience
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citação: FILIPIN, Geórgia Elisa. Formação continuada em neuroeducação: percepção de professores sobre a neurociência e sua importância para a educação. 20 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5912
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEÓRGIA FILIPIN.pdf905.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.