Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5883
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Percepção de sucesso na carreira: um estudo com egressos do curso de Administração da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
Otros títulos : | Perception of career sucess: a study with egresses from the administration course of the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) |
Autor(es): | Cezar, Jéssica Flores |
Primeiro Orientador: | Fleck, Carolina Freddo |
1° Membro da banca: | Lima, Luiz Edgar Araújo |
2° Membro da banca: | Scherer, Laura Alves |
Resumo: | O objetivo do estudo foi investigar a percepção de sucesso dos egressos do curso de Administração da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Com objetivos específicos, pretende-se: a) analisar os fatores críticos na transição universidade-mercado de trabalho; b) compreender a concepção de sucesso na visão dos egressos; c) verificar a relevância dos fatores objetivos e subjetivos de sucesso para os egressos; d) avaliar o cenário atual de carreira dos egressos. Como método, adotou-se uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, baseada em um estudo narrativo na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Entre 2015 e 2019 foram entrevistados dez egressos da carreira de administração, um de cada semestre. Como método de análise, optou-se pela análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Os resultados obtidos revelaram que a percepção de sucesso dos egressos está atrelada ao equilíbrio entre os fatores objetivos e subjetivos de sucesso, os fatores objetivos mais percebidos para o sucesso pelos egressos foram promoções e salários e os fatores subjetivos mais percebidos para o sucesso foram sentimento de realização e satisfação pessoal. |
Resumen : | The objective of the study was to investigate the perception of success of the graduates of the Administration course at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA). With specific objectives, it is intended to: a) analyze the critical factors in the university-labor market transition; b) understand the concept of success in the view of graduates; c) verify the relevance of objective and subjective success factors for graduates; d) evaluate the current career scenario of graduates. As a method, an exploratory research with a qualitative approach was adopted, based on a narrative study at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA). Between 2015 and 2019, ten graduates from the management career were interviewed, one from each semester. As a method of analysis, content analysis was chosen (BARDIN, 2010). The results obtained revealed that the perception of success of graduates is linked to the balance between objective and subjective success factors, the most perceived objective factors for success by graduates were promotions and salaries and the most perceived subjective factors for success were feelings of personal fulfillment and satisfaction. |
Palabras clave : | Sucesso Carreira profissional Transição universidade-mercado de trabalho Professional career Success University-labor market transition |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
Citación : | CEZAR, Jéssica Flores. Percepção de sucesso na carreira: um estudo com egressos do curso de Administração da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5883 |
Fecha de publicación : | 8-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jéssica Flores Cezar - 2020.pdf | 494.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.