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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Desenvolvimento motor de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
metadata.dc.title.alternative: Children and adolescents motor development in social vulnerability
Autor(es): Branco, Luciana Pagliarin
Primeiro Orientador: Rocha, Denise Tiane Klein Bratz da
Resumo: O desenvolvimento motor é um processo contínuo e multifatorial, correlacionado à idade, mas não dependente dela. Entretanto diversos fatores podem colocar em risco a sequência do desenvolvimento, como riscos biológicos, baixa condição socioeconômica e a situação de vulnerabilidade social. Sendo essa ultima reconhecida como um problema de saúde pública que afeta toda a sociedade, sem distinção de raça ou sexo. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi analisar a influência da institucionalização sobre o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. MÉTODOS: Este estudo foi desenvolvido em duas instituições de acolhimento de crianças em condições de vulnerabilidade social no período de janeiro a dezembro de 2015. Participaram deste estudo 73 crianças e adolescentes com idades de 03 a 16 anos. Foi utilizado para avaliação motora o teste Movement Assessment Battery for Children (MABC). RESULTADOS: Observamos valores significativos quando comparado os resultados de cada dimensão dentro da sua banda para crianças menores (banda 1 e 2). Observou-se também relação significativa ao comparar as dimensões correlacionando as faixas etárias para banda 1 e banda 3. DISCUSSÃO: Neste estudo evidenciou-se uma majoritária prevalência para valores abaixo do esperado para o desenvolvimento de crianças de 3 a 11 anos. Em diversos outros estudos relacionados a crianças e seu desenvolvimento motor aponta-se que estas não apresentam habilidades motoras fundamentais para sua faixa etária. CONCLUSÃO: Crianças institucionalizadas de faixas etárias mais jovens apresentam menores percentis em habilidades motoras quando comparadas as de maior idade, principalmente no que diz respeito à destreza manual.
Abstract: Motor development is a continuous and multifactorial process, correlated with age, but not dependent on it. However several factors can jeopardize the development sequence, such as biological, low socioeconomic status and the situation of social vulnerability. It is this last recognized as a public health problem that affects the entire society, without distinction of race or sex. The goal of this study was to analyze the influence of institutionalization on children's motor development and adolescents in social vulnerability. METHODS: This study was conducted in two childcare institutions in socially vulnerable conditions in the period from January to December 2015. The study included 73 children and adolescents aged 03-16 years. It was used for motor assessment test Movement Assessment Battery for Children (MABC). RESULTS: We observed significant amounts when compared the results of each dimension within its band for children (band 1 and 2). We also observed a significant relationship by comparing the dimensions correlating ages to band 1 and band 3. DISCUSSION: In this study there was a larger majority prevalence values lower than expected for the development of children 3-11 years. In several other studies related to children and motor development it is noted that these do not present fundamental motor skills for their age group. CONCLUSION: institutionalized children of younger age groups have lower percentiles in motor skills when compared to older age, especially in regard to handedness.
metadata.dc.subject: Child development
Human development
Engine performance
Motor skills
Motor delays
Vulnerability in health
Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento humano
Desempenho motor
Habilidades motoras
Atrasos motores
Vulnerabilidade em saúde
Fisioterapia
Physiotherapy
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
metadata.dc.identifier.citation: BRANCO, Luciana Pagliarin. Desenvolvimento motor de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. 32 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5879
metadata.dc.date.issued: 2016
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