Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5873
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Língua brasileira de sinais como mediadora no desenvolvimento do aluno surdo |
Autor(es): | Martins, Belquis Martins de |
Primeiro Orientador: | Hammes, Lúcio Jorge |
Resumo: | O artigo apresentado tem como objetivo geral identificar o tipo de linguagem utilizado na interação entre o estudante surdo e a comunidade escolar, tendo como objetivos específicos: conhecer as formas de interação e descobrir possíveis causas que impeçam essa interação. Para alcançar tais objetivos foi realizada uma pesquisa qualitativa com base bibliográfica e um questionário com resposta de múltipla escolha e uma pergunta com resposta aberta., onde abordamos e refletimos sobre as seguintes questões: Língua e linguagem, Libras, surdez e deficiência auditiva e educação inclusiva. Os resultados obtidos indicam que a interação ocorre para a maioria dos entrevistados de forma satisfatória, embora não seja utilizada a Libras (Língua Brasileira de Sinais), mas especialmente através da mímica, que é conforme Gesser (2009), uma forma de desconhecimento de que a Libras é a forma que as pessoas surdas expressam suas ideias, sendo esta uma língua com todas as características e propriedades presentes em todas as línguas humanas orais. Palavras-chaves: interação; surdez; educação inclusiva. |
Abstract: | The article presented has as a general objective the identification of the type of language used in the interaction between the deaf student and the school community, having as specific objectives: to know the forms of interaction and discover possible causes that prevent this interaction. To achieve these objectives, a qualitative bibliographic research was carried out and a questionnaire with multiple choice answers and a question with an open answer was carried out. In which we approached and reflected on the following questions: Language and language, Libras, deafness and hearing impairment, and inclusive education. The results obtained indicate that the interaction occurs for the majority of respondents in a satisfactory way, although Libras (Brazilian Sign Language) is not used, but especially through mime, which is according to Gesser (2009), a form of ignorance that Libras is the way deaf people express their ideas, being a language with all the characteristics and properties present in all oral human languages. Keywords: interaction; deafness; inclusive education. |
Palavras-chave: | Análise de interação na educação Interação social Surdez Educação inclusiva Lingua brasileira de sinais Interaction analysis in education Social interaction Deafness Inclusive education |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
Citação: | MARTINS, Belquis Martins de. Língua brasileira de sinais como mediadora no desenvolvimento do aluno surdo. Orientadora: Lúcio Jorge Hammes. 2021. 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5873 |
Data do documento: | 7-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BELQUIS MARTINS DE MARTINS -2021.pdf | 392.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.