???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5873
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Língua brasileira de sinais como mediadora no desenvolvimento do aluno surdo
Autor(es): Martins, Belquis Martins de
Primeiro Orientador: Hammes, Lúcio Jorge
Resumo: O artigo apresentado tem como objetivo geral identificar o tipo de linguagem utilizado na interação entre o estudante surdo e a comunidade escolar, tendo como objetivos específicos: conhecer as formas de interação e descobrir possíveis causas que impeçam essa interação. Para alcançar tais objetivos foi realizada uma pesquisa qualitativa com base bibliográfica e um questionário com resposta de múltipla escolha e uma pergunta com resposta aberta., onde abordamos e refletimos sobre as seguintes questões: Língua e linguagem, Libras, surdez e deficiência auditiva e educação inclusiva. Os resultados obtidos indicam que a interação ocorre para a maioria dos entrevistados de forma satisfatória, embora não seja utilizada a Libras (Língua Brasileira de Sinais), mas especialmente através da mímica, que é conforme Gesser (2009), uma forma de desconhecimento de que a Libras é a forma que as pessoas surdas expressam suas ideias, sendo esta uma língua com todas as características e propriedades presentes em todas as línguas humanas orais. Palavras-chaves: interação; surdez; educação inclusiva.
Abstract: The article presented has as a general objective the identification of the type of language used in the interaction between the deaf student and the school community, having as specific objectives: to know the forms of interaction and discover possible causes that prevent this interaction. To achieve these objectives, a qualitative bibliographic research was carried out and a questionnaire with multiple choice answers and a question with an open answer was carried out. In which we approached and reflected on the following questions: Language and language, Libras, deafness and hearing impairment, and inclusive education. The results obtained indicate that the interaction occurs for the majority of respondents in a satisfactory way, although Libras (Brazilian Sign Language) is not used, but especially through mime, which is according to Gesser (2009), a form of ignorance that Libras is the way deaf people express their ideas, being a language with all the characteristics and properties present in all oral human languages. Keywords: interaction; deafness; inclusive education.
metadata.dc.subject: Análise de interação na educação
Interação social
Surdez
Educação inclusiva
Lingua brasileira de sinais
Interaction analysis in education
Social interaction
Deafness
Inclusive education
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
metadata.dc.identifier.citation: MARTINS, Belquis Martins de. Língua brasileira de sinais como mediadora no desenvolvimento do aluno surdo. Orientadora: Lúcio Jorge Hammes. 2021. 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5873
metadata.dc.date.issued: 7-Jun-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
BELQUIS MARTINS DE MARTINS -2021.pdf392.08 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???