???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5872
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Aprendizagem baseada em problemas (ABP): proposta de aplicação prática para o ensino de português na educação a distância
Autor(es): Richardt, Camila da Costa Lacerda Tolio
Primeiro Orientador: Pérez, Cláudia Camerini Corrêa
Resumo: A educação a distância aponta, dentre muitas outras razões, para a necessidade de escolha de metodologias apropriadas que correspondam ao cenário inovador, à autonomia do estudante diante do leque de possibilidades e da finalidade de aquisição do conhecimento. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), do inglês Problem-Based Learning (PBL), insere o estudante em circunstâncias que exigem o uso e a aplicação dos conceitos aprendidos, uma solução para o problema proposto, ou que este elabore hipóteses aceitáveis. Diferente do ensino tradicional, que o estudante é geralmente passivo, a ABP é uma estratégia pedagógico-didática centrada no estudante, tornando-o protagonista na construção do conhecimento, pois propõe situações-problemas de maneira prática, estimulando o engajamento, a curiosidade e o desenvolvimento da cognição. Este trabalho objetivou fazer uma análise da literatura no que se refere ao método, sob a ótica de John Dewey e Irandé Antunes, e apresentar proposta de aplicação da ABP para o ensino de português na educação a distância (EaD), utilizando pesquisa bibliográfica qualitativa. Para este fim, desenvolvemos uma situação-problema proveniente do tópico Temas Transversais como sugestão de implementação do método na disciplina de Língua Portuguesa, do terceiro ano da Educação para Jovens e Adultos (EJA). O método será apresentado e conduzido a partir de um processo estruturado a ser desenvolvido no decorrer de quinze aulas divididas em três encontros semanais. Apoiados nessa situação-problema e no desenvolvimento da autoaprendizagem, espera-se que os estudantes sejam capazes de fornecer hipóteses e soluções adequadas para o problema. Para isso, devem utilizar seus conhecimentos prévios, pesquisas autodirigidas e buscar novos conhecimentos rumo à solução. O professor atuará com o novo papel de professor-tutor, e será desejável que ele trabalhe como facilitador da aprendizagem e responsável por direcionar o método de maneira que os objetivos sejam atingidos. Por fim, espera-se ilustrar a relevância do método e suas possibilidades de aplicação no cenário pandêmico atual, através da proposição de aplicação da ABP nas aulas de Língua Portuguesa e ajudar a atender às demandas e desafios do Ensino de Português a Distância. Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas. Educação a Distância. Ensino. Português.
Abstract: Distance education points, among many other reasons, to the need to choose appropriate methodologies that correspond to the innovative scenario, for the student's autonomy in view of the range of possibilities and the purpose of knowledge acquisition. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), called in English – Problem-Based Learning (PBL) inserts the student into circumstances that require him the use and application of concepts learned, requiring him a solution to the proposed problem, or that he develops acceptable hypotheses. Unlike traditional education, where the student is usually passive, the problem-based learning is a pedagogical/didactic student-centered strategy, where he become a protagonist in the knowledge construction, because the method proposes problem situations in a practical way, stimulating engagement, curiosity and the cognition development. The purpose of this work is to analyze the literature regarding the method, from the perspective of John Dewey and Irandé Antunes, and present a proposal of application of PBL for teaching of Portuguese in distance education (EaD), using qualitative bibliographic research. For this, we developed a problem-situation from the Transversal Themes topic as a suggestion to implement the method in the Portuguese Language course, from the third year of Education for Youngsters and Adults (EJA). The method will be presented and conducted from a structured process which will be developed over the course of 15 classes, divided into three weekly meetings. Supported in this problem-situation and in the self-learning development, students are expected to be able to provide adequate hypotheses and solutions to the problem. For this, they must use their previous knowledge, self-directed research and seek new knowledge towards the solution. The teacher will act with the new teacher-tutor role, and it will be desirable for him to work as a facilitator of learning and responsible for method directing, so that the goals are achieved. Finally, it is expected to illustrate the relevance of the method and its application possibilities in the current pandemic scenario, through the proposition of applying the ABP in Portuguese Language classes and helping to attend the demands and challenges of Distance Learning Portuguese. Keywords: Distance Education. Portuguese. Problem-Based Learning. Teaching.
metadata.dc.subject: Aprendizagem baseada em problemas
Ensino à distância
Língua portuguesa
Ensino
Problem-based learning
Teaching
Distance education
Portuguese language
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
metadata.dc.identifier.citation: RICHARDT, Camila da Costa Lacerda Tolio. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): proposta de aplicação prática para o ensino de português na educação a distância. Orientadora: Cláudia Camerini Corrêa Pérez. 2021. 55p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5872
metadata.dc.date.issued: 5-Jun-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Camila_Richardt_2021.pdf5.84 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???