Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5870
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Pequeno Príncipe Preto: contribuição da literatura infantil para a educação antirracista |
Título(s) alternativo(s): | The Little Prince Black: contribution of children's literature to anti-racist education |
Autor(es): | Ávila, Lívia Tais Corrêa de |
Primeiro Orientador: | Richter, Marcela Wanglon |
1° Membro da banca: | Jardim, Luciana Abreu |
2° Membro da banca: | Machado, Satira Pereira |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo debater a falta de representatividade e protagonismo de personagens negros nos livros. Pretende-se colocar em discussão o paradigma da inferioridade racial e como através da contação de histórias pode ser reduzido ou combatido. O livro de literatura infantil pode servir de recurso para introduzir e resgatar conhecimentos, serve para uma reflexão do contexto social diante de todas as diversidades de nossa sociedade. A valorização do tema étnico-racial deve ser abordado desde o âmbito familiar. As crianças sendo incentivadas pela família podem se tornar leitores, sujeitos produtores de conhecimento, precisam sentir-se representadas nas páginas de histórias, principalmente crianças negras. O desenvolvimento dos pequenos como leitores contribui para a formação de sua identidade e autoestima. A partir da obra “O Pequeno Príncipe Preto” (2020), o autor Rodrigo França afirma que uma das formas de combater o racismo é através da leitura. Com esse trabalho pretende-se refletir sobre a importância da aceitação de todos em sociedade, independentemente de cor ou classe social. |
Abstract: | This study aims to discuss the lack of representation and protagonism of black characters in books. It is intended to discuss the paradigm of inferiority race and how through storytelling it can be reduced or combated. the book of children's literature can serve as a resource to introduce and retrieve knowledge, it serves to a reflection of the social context in view of all the diversities of our society. THE valorization of the ethnic-racial theme must be approached from the family level. the children being encouraged by the family, they can become readers, knowledge-producing subjects, they need to feel represented in the pages of stories, especially black children. O development of the little ones as readers contributes to the formation of their identity and self esteem. Based on the work “O Pequeno Príncipe Preto” (2020), the author Rodrigo França affirms that one of the ways to fight racism is through reading. With this work it is intended reflect on the importance of accepting everyone in society, regardless of color or social class. |
Palavras-chave: | Literatura infantil Racismo Educação antirracista Children's literature Racism Anti-racist education |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
Citação: | ÁVILA, Lívia Tais Corrêa de. O Pequeno Príncipe Preto: contribuição da literatura infantil para a educação antirracista. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - EAD), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5870 |
Data do documento: | 10-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIVIA_VERSAO_FINAL_convertido.pdf | 441.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.