Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5857
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O impacto da pandemia de COVID-19 na perspectiva de uma escola do campo |
Título(s) alternativo(s): | The impact of the COVID-19 pandemic from the perspective of a rural school |
Autor(es): | Medeiros, Wagner Lopes da Silva |
Primeiro Orientador: | Pérez, Cláudia Camerini Corrêa |
1° Membro da banca: | Canto, Camila Gonçalves dos Santos do |
2° Membro da banca: | Hammes, Lúcio Jorge |
Resumo: | A pandemia de Covid-19 que impactou o mundo deixou suas marcas em todos os setores sociais e, também, alterou a esfera educativa. O abalo sentido na educação revelou desafios, até então, inimagináveis aos educadores e exigiu novas formas de ensinar e aprender. Como docente da Educação do Campo com mais de dez anos de experiência surgiu a necessidade de explorar este contexto. Logo, o presente trabalho tem por objetivo relatar e discutir o impacto da pandemia de Covid-19 na perspectiva de uma escola do campo no município de Santana do Livramento. A metodologia baseou-se numa pesquisa de campo de cunho qualitativo tendo como instrumento um questionário online e como sujeitos pesquisados os professores de Educação do Campo. A pesquisa mostrou que os desafios enfrentados por professores e alunos foram inúmeros como dificuldades de interação, locomoção, acesso a Internet, entre outros, mas ao mesmo tempo foram criadas alternativas para combate-las sendo produção de materiais impressos, criação de grupos em redes sociais, assim como novas formas de pensar o ensinar e o aprender |
Abstract: | The Covid-19 pandemic that impacted the world has left its marks on all social sectors and also changed the educational sphere. The shock felt in education revealed challenges, until then, unimaginable to educators and demanded new ways of teach and learn. As a teacher of Rural Education with more than ten years of experience emerged the need to explore this context. Soon, the present work aims to report and discuss the impact of the Covid-19 pandemic in perspective of a rural school in the municipality of Santana do Livramento. The methodology it was based on a qualitative field research having as an instrument a online questionnaire and as researched subjects the teachers of Education Field. The survey showed that the challenges faced by teachers and students there were numerous difficulties in interaction, locomotion, Internet access, among others, but at the same time alternatives were created to combat them being production of printed materials, creation of groups on social networks, as well as new ways of thinking about teaching and learning |
Palavras-chave: | Ensino a distância (EAD) Ensino emergencial remoto Educação do campo Enseñanza remota Educación rural |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
Citação: | MEDEIROS, Wagner Lopes da Silva de. O impacto da pandemia de COVID-19 na perspectiva de uma escola do campo. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - EAD), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5857 |
Data do documento: | 10-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_versao_final_Wagner_para_a_biblioteca.pdf | 477.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.