???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5850
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Entendimentos equivocados relacionados à neurociência entre professores da educação básica |
metadata.dc.title.alternative: | Misconcepts related to neuroscience among middle and high school teachers |
Autor(es): | Casarotto, Franciele Dorneles |
Primeiro Orientador: | Carpes, Pâmela Billig Mello |
Resumo: | O cérebro humano, principal componente do sistema nervoso, está diretamente relacionado com os processos de aprendizagem, assim, é fundamental o educador entender melhor processos neurocientíficos para fundamentar sua prática pedagógica, bem como evitar entendimentos equivocados relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi avaliar a ocorrência de entendimentos equivocados relacionados à neurociência junto a professores da Educação Básica do município de Uruguaiana/RS. Esse estudo foi realizado através do contato inicial com 8 intuições de ensino públicas que concordaram em participar da pesquisa. Para coleta dos dados foram criados dois questionários, os quais os participantes responderam, sendo: (i) Questionário de dados gerais e caracterização da amostra, composto por onze questões, e; (ii) Questionário relacionado ao tema de pesquisa, com o objetivo avaliar os conhecimentos prévios e as crenças dos professores em “neuromitos”, sendo composto por vinte afirmações mistas (verdadeiras e falsas). Em relação aos entendimentos equivocados sobre o funcionamento do cérebro, os resultados encontrados corroboram com a literatura internacional no que diz respeito ao índice de crenças nos neuromitos mais comuns, sendo percebida uma dificuldade dos docentes para diferenciar informações corretas e incorretas. Os resultados obtidos sugerem que os professores da Educação Básica são suscetíveis a crenças em afirmações relacionadas ao cérebro, e muitas vezes têm dificuldade em distinguir a pseudociência dos fatos científicos, já que muitos consideraram os muitos dos neuromitos apresentados como verdadeiros. |
Abstract: | The human brain, the main component of the nervous system, is related to the learning process, so, it is fundamental for the educator to understand neuroscientific processes to base their pedagogical practice, as well as avoid misunderstandings related to the teaching-learning process. The objective of this research was to evaluate the occurrence of misconcepts related to neuroscience among Middle and High school teachers of Uruguaiana/RS/Brazil. This study was carried out through the initial contact with 8 public education intuitions that participated in the research. For data collection, two questionnaires were created and answered by the participants: (i) Questionnaire to general data collection and sample characterization, with eleven questions, and; (ii) Questionnaire related to the research theme, with the objective to evaluate the teachers’ previous knowledge and believes in “neuromiths”, with twenty mixed statements (true and false). About the misunderstandings related to brain function, the results agree with the literature in relation to believe in the more common neuromiths, being perceived between teachers the difficult to distinguish the corrected and the uncorrected statements. So, the results suggested that the teachers are susceptible to believe in statements related to brain, and, many times, have difficult to distinguish pseudoscience from scientific facts, as many teachers considered many neuromiths as true. |
metadata.dc.subject: | Neurociência Educação Cérebro Neuroscience Education Brain Fisioterapia Physiotherapy |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
metadata.dc.identifier.citation: | CASAROTTO, Franciele Dorneles. Entendimentos equivocados relacionados à neurociência entre professores da educação básica. 28 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5850 |
metadata.dc.date.issued: | 2017 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Fisioterapia |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
FRANCIELE DORNELES CASAROTTO.pdf | 829 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???