???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5839
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O uso da aprendizagem baseada em problemas na formação de redatores do exame nacional do ensino médio
metadata.dc.title.alternative: The use of problem-based learning in training national high school exam writers
Autor(es): Rosa, Bruna Machado da
Primeiro Orientador: Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
1° Membro da banca: Pérez, Cláudia Camerini Corrêa
2° Membro da banca: Schneider, Vítor Jochims
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a elaboração e análise de um produto educacional à luz das metodologias ativas como ferramentas que potencializam o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo, nas práticas de escrita. A proposta parte de um ensino contextualizado, principalmente, em condições que estimulem os alunos a transpor dificuldades, uma vez que os mesmos não conseguem ter êxito em desenvolver habilidades de domínio linguístico, argumentação e coesão textual. Como consequência nas últimas edições do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a média das redações se manteve entre 500 e 590, o que para algumas universidades é inferior ao exigido para ingresso. Como instrumento teórico, foram utilizados pressupostos de Dolz, Gagnon e Decândio (2010) para abordar o processo de escrita; Munhoz (2019) para tratar do estudo da Aprendizagem Baseada em Problemas, e a Cartilha do Participante do ENEM, a qual é composta por um material complementar que explica os critérios de avaliação da prova de redação. A metodologia abarcou três momentos: (1) revisão bibliográfica; (2) elaboração do produto e (3) análise do produto. Ao longo da pesquisa evidenciou-se a escassez de materiais didáticos autênticos voltados para o ensino do texto do tipo dissertativo-argumentativo mediado pelo uso da Aprendizagem Baseada em Problemas. E por fim concluímos que o produto pedagógico desenvolvido é de relevância no processo de ensino-aprendizagem de produções textuais mediadas pela Aprendizagem Baseada em Problemas, uma vez que o mesmo propõe atividades de fácil entendimento e que dão aporte teórico reflexivo ao aluno
Abstract: This study aims at the development and analysis of an educational product in the light of active methodologies of learning as tools that enhance the teaching-learning process, especially in writing practices. The proposal is based on the importance of contextualized teaching, especially in conditions that encourage students to overcome difficulties, since they are unable to successfully develop language skills, argumentation and express ideas clearly. As a consequence in the last editions of ENEM (National High School Exam), the average of the essays remained between 500 and 590, which for some universities is lower than that required for admission. As a theoretical instrument, assumptions of Dolz, Gagnon and Decândio (2010) to address the writing process; Munhoz (2019) to address the study of Problem-Based Learning and the ENEM Participant's Primer, which is composed of complementary material that explains the assessment criteria of the essay test. Throughout the research, the scarcity of authentic didactic materials focused on the teaching of the dissertative-argumentative genre mediated by the use of Problem-Based Learning was evidenced, and finally we concluded that the pedagogical product developed is of relevance in the teaching-learning process of textual productions mediated by Problem-Based Learning, since it proposes activities that are easy to understand and that provide a reflective theoretical contribution to the student.
metadata.dc.subject: Produção textual
Redação
ENEM
Text production
Essay
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: ROSA, Bruna Machado da. O uso da aprendizagem baseada em problemas na formação de redatores do exame nacional do ensino médio. 80 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - EAD), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5839
metadata.dc.date.issued: 10-May-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCCBrunaMachadodaRosa_FINAL.pdf6.3 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???