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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Trabalho infantil no ambiente rural: percepção de professores e escolares do ensino fundamental
Otros títulos : Child labor in the rural environment: perception of elementary school teachers and students
Autor(es): Guerra, Suziélen Fernandes
Primeiro Orientador: Busanello, Josefine
Resumo: Os índices de crianças vítimas do trabalho infantil no âmbito rural são expressivos, e aumentou na última década, pois as crianças estão inseridas em um contexto em que socialmente as atividades não são consideradas trabalho, mas atividades participativas junto à família. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção de professores e escolares do ensino fundamental do ambiente rural a respeito do trabalho infantil. Os objetivos específicos foram: Identificar as ações implementadas para a prevenção do trabalho infantil e promoção da saúde nas escolas rurais; Identificar as dificuldades encontradas pelos professores para abordar o trabalho infantil no ambiente rural; Identificar as implicações do trabalho infantil no desempenho escolar. O cenário do estudo foi uma escola rural do município de Uruguaiana. O estudo contou com a participação de 35 escolares e 17 professores. Para a etapa de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, que contou com um roteiro previamente definido. O estudo com abordagem qualitativa, é um recorte de dados da pesquisa intitulada “Promoção da Saúde do Trabalhador do Campo” implementada pelo PET Vigilâncias em Saúde, da Universidade Federal do Pampa. A faixa etária dos escolares variou entre nove e 15 anos de idade, e dos professores ficou entre 20 a 60 anos de idade. Seis professores relataram possuir pós-graduação. Dos dados analisados, emergiram quatro categorias temáticas: Percepção de professores e escolares a respeito do trabalho infantil no ambiente rural; Ações para a prevenção do trabalho infantil e promoção da saúde no contexto escolar rural; Dificuldades encontradas pelos professores do ambiente rural para abordar a temática; e Implicações para o desenvolvimento físico e psicológico de escolares. Os resultados mostram que a comunidade escolar necessita de um suporte para ações de prevenção ao trabalho infantil, iniciando com a preparação dos professores para identificar e abordar o problema. Há também a necessidade de um maior envolvimento e participação da comunidade nas atividades escolares, para que os pais e responsáveis se conscientizem de que devem ser mais participativos e pró-ativos no espaço de educação.
Resumen : Rates of child victims of child labor in rural areas are significant and increased over the past decade, as children are placed in a context where social activities are not considered work, but participatory activities with the family. The objective of this study was to identify the perception of teachers and primary schools of the rural environment regarding child labor. The specific objectives were to identify the actions taken for the prevention of child labor and health promotion in rural schools; Identify the difficulties encountered by teachers to address child labor in the rural context; Identify the implications of child labor on school performance. The study setting was a rural school in the city of Uruguaiana. The study had the participation of 35 students and 17 teachers. For the data collection stage was used semi-structured interview, which included a previously defined script. The qualitative study is a research data clipping entitled "Promotion of Field Workers' Health" implemented by PET Surveillance in Health, Federal University of Pampa. The age of the students ranged between nine and 15 years old, and teachers was between 20-60 years old. Six teachers reported having graduate. The data analyzed, four thematic categories emerged: Teachers' perception and scholars on child labor in the rural environment; Actions for the prevention of child labor and health promotion in rural school context; Difficulties encountered by teachers of the rural environment to address the issue; and Implications for the physical and psychological development of school. The results show that the school community needs a support for child labor prevention activities, starting with the preparation of teachers to identify and address the problem. There is also the need for greater community involvement and participation in school activities so that parents and guardians are aware that they should be more participatory and proactive in the education space.
Palabras clave : Trabalho infantil
População rural
Saúde da população rural
Health rural population
Child labor
Rural population
Enfermagem
Nursing
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citación : GUERRA, Suziélen Fernandes .Trabalho infantil no ambiente rural: percepção de professores e escolares do ensino fundamental. 56 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5765
Fecha de publicación : 2015
Aparece en las colecciones: Enfermagem

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