Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/572
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Estudo das concepções dos professores de química do ensino médio do município de Dom Pedrito sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade |
Autor(es): | Madeira, Helene Madureira Castro |
Primeiro Orientador: | Vieira, Heberth Juliano |
Abstract: | O presente trabalho tem por objetivo conhecer as concepções sobre as relações existentes no contexto Ciência, Tecnologia e Sociedade de um grupo de professores de Química da rede pública de ensino médio da cidade de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. Neste estudo, avaliamos as definições de ciência tecnologia, a influência da sociedade na Ciência e ma tecnologia, bem como a influência da Ciência e Tecnologia na Sociedade, empregando um formulário contendo 7 questões adaptadas da versão canadense do questionário VOSTS. Verificamos neste estudo uma heterogeneidade das concepções do grupo de professores sobre interações entre CTS. Apesar de 21% das frases categorizadas como Realistas terem sido selecionadas pelos professores, 61% das frases selecionadas mostraram-se ser parcialmente e 18% foram Simplistas. De forma geral, verificamos convergências em algumas das concepções parcialmente legítimas, como na contribuição da C&T para o bem-estar econômico, bem como na superação do determinismo tecnocrático e também identificamos aspectos diferenciados em posições tomadas pelos professores. Verificamos um consenso entre os professores colaboradores na realista superação das decisões tecnocráticas. Este estudo pode ser uma ferramenta para respaldar ações no processo de formação inicial e continuada de professores de Ciências, pois nos parece óbvio a necessidade de uma formação especifica no campo CTS, que capacite o professor a poder educar o aluno nas atitudes CTS. The present work aims to understand the conceptions about the relationships within Science, Technology and Society in a group of chemistry teachers of the public school located at Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. In this study, the definitions of science, technology, the influence of society on science and technology, as well as the influence of Science and Technology in Society, were evaluated using a questionnaire containing seven questions adapted from the Canadian version of the questionnaire VOSTS. We observed that a diversity of conceptions of the group of teachers about interactions between CTS. Though 21% of sentences categorized as Realists have been selected by teachers, 61% of selected phrases shown to be partially and 18% were simplistic. In general, similarities in some of the concepts partially legitimate, as the contribution of S&T for economic welfare, as well as in overcoming the determinism and technocratic, also identified different aspects of the positions taken by the teachers were verified. A consensus among teachers on staff in overcoming realistic technocratic decisions was observed. This study can be a tool to support actions in the process of initial and continuing training of science teachers, because it seems obvious the need for specific training in the field CTS, which enables the teacher to be able to educate students in attitudes CTS. |
Palavras-chave: | Ciência Tecnologia Sociedade VOSTS Concepções CTS Ensino de química Science Technology Society VOSTS Conceptions CTS Chemistry education |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/572 |
Data do documento: | 8-Dez-2009 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA Helene Madureira.pdf | Monografia apresentada à Coordenação do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, para a obtenção do título de Especialista em Educação em Ciências e Tecnologia | 1.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons