Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/572
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Estudo das concepções dos professores de química do ensino médio do município de Dom Pedrito sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade
Autor(es): Madeira, Helene Madureira Castro
Primeiro Orientador: Vieira, Heberth Juliano
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo conhecer as concepções sobre as relações existentes no contexto Ciência, Tecnologia e Sociedade de um grupo de professores de Química da rede pública de ensino médio da cidade de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. Neste estudo, avaliamos as definições de ciência tecnologia, a influência da sociedade na Ciência e ma tecnologia, bem como a influência da Ciência e Tecnologia na Sociedade, empregando um formulário contendo 7 questões adaptadas da versão canadense do questionário VOSTS. Verificamos neste estudo uma heterogeneidade das concepções do grupo de professores sobre interações entre CTS. Apesar de 21% das frases categorizadas como Realistas terem sido selecionadas pelos professores, 61% das frases selecionadas mostraram-se ser parcialmente e 18% foram Simplistas. De forma geral, verificamos convergências em algumas das concepções parcialmente legítimas, como na contribuição da C&T para o bem-estar econômico, bem como na superação do determinismo tecnocrático e também identificamos aspectos diferenciados em posições tomadas pelos professores. Verificamos um consenso entre os professores colaboradores na realista superação das decisões tecnocráticas. Este estudo pode ser uma ferramenta para respaldar ações no processo de formação inicial e continuada de professores de Ciências, pois nos parece óbvio a necessidade de uma formação especifica no campo CTS, que capacite o professor a poder educar o aluno nas atitudes CTS.
The present work aims to understand the conceptions about the relationships within Science, Technology and Society in a group of chemistry teachers of the public school located at Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. In this study, the definitions of science, technology, the influence of society on science and technology, as well as the influence of Science and Technology in Society, were evaluated using a questionnaire containing seven questions adapted from the Canadian version of the questionnaire VOSTS. We observed that a diversity of conceptions of the group of teachers about interactions between CTS. Though 21% of sentences categorized as Realists have been selected by teachers, 61% of selected phrases shown to be partially and 18% were simplistic. In general, similarities in some of the concepts partially legitimate, as the contribution of S&T for economic welfare, as well as in overcoming the determinism and technocratic, also identified different aspects of the positions taken by the teachers were verified. A consensus among teachers on staff in overcoming realistic technocratic decisions was observed. This study can be a tool to support actions in the process of initial and continuing training of science teachers, because it seems obvious the need for specific training in the field CTS, which enables the teacher to be able to educate students in attitudes CTS.
Palavras-chave: Ciência
Tecnologia
Sociedade
VOSTS
Concepções CTS
Ensino de química
Science
Technology
Society
VOSTS
Conceptions CTS
Chemistry education
Editor: Universidade Federal do Pampa
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/572
Data do documento: 8-Dez-2009
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA Helene Madureira.pdfMonografia apresentada à Coordenação do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, para a obtenção do título de Especialista em Educação em Ciências e Tecnologia1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons