Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5697
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma proposta lúdica para o ensino de química: o uso do Animê Fullmetal Alchemist
Título(s) alternativo(s): A playful proposal for teaching chemistry: the use of the Fullmetal Alchemist Anime
Autor(es): Bairros, Bárbara Gehrke
Primeiro Orientador: Roehrs, Rafael
Resumo: Pensando em como atrair o olhar e o gosto do aluno para com a ciência, novas metodologias de ensino e aprendizagem começaram a surgir. Entre essas metodologias destacam-se as de caráter lúdico que inserem o uso de jogos, dinâmicas, vídeos e uma série de outros materiais na rotina da sala de aula, como as histórias em quadrinhos ocidentais, mangás e animações, que vêm ganhando cada vez mais espaço dentro da mídia. Centrado em um mundo onde a alquimia é considerada uma das técnicas científicas mais avançadas, a obra de autoria de Hiromi Arakawa traz conceitos químicos na maioria de seus episódios, onde quase sempre as personagens principais utilizam desses conhecimentos para resolver situações. Buscando aproveitar a popularização desse formato de mídia o presente trabalho traz como objetivo uma sugestão de abordagem lúdica para o ensino de química no formato de planos de aula através da utilização de três episódios do animê Fullmetall Alchemist. Assim, é esperado que através desse trabalho, educadores que buscam por novos horizontes para suas práticas educacionais encontrem em nossas propostas meios de facilitar as mesmas e que os conceitos abordados no componente curricular de química possam ser melhor compreendidos e contextualizados.
Abstract: Thinking about how to attract students' gaze and liking to science, new teaching and learning methodologies have begun to emerge. These methodologies include those of a ludic nature that include the use of games, dynamics, videos and a series of other materials in the classroom routine, such as Western comics, manga and animations, which have been gaining more and more space within the media. Centered on a world where alchemy is considered one of the most advanced scientific techniques, the work of Hiromi Arakawa brings chemical concepts in most of his episodes, where the main characters almost always use this knowledge to solve situations. Seeking to take advantage of the popularization of this media format, the present work presents as a goal a suggestion of a playful approach to the teaching of chemistry in the format of lesson plans through the use of three episodes of the anime Fullmetal Alchemist. Thus, it is expected that through this work, educators who seek new horizons for their educational practices find in our proposals means of facilitating them and that the concepts addressed in the chemistry curricular component can be better understood and contextualized.
Palavras-chave: Animê
Ensino de química
Lúdico
Anime
Chemistry education
Ludic
Ciências da natureza
Science education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citação: BAIRROS, Bárbara Gehrke. Uma proposta lúdica para o ensino de química: o uso do Animê Fullmetal Alchemist. 22p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5697
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBARA GEHRKE BAIRROS ate JAN 2020.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.