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dc.contributor.advisor1Kakuno, Edson Massayuki-
dc.creatorSfeffler, Cármen Lúcia Ribeiro-
dc.date.accessioned2016-10-06T17:06:53Z-
dc.date.available2016-10-06T17:06:53Z-
dc.date.issued2009-12-08-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/568-
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado com o objetivo de verificar os benefícios das atividades práticas na compreensão dos conceitos teóricos de Química em turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Bagé. Neste trabalho, descrevemos e analisamos a aplicação de pequenas atividades práticas de montagem de modelos moleculares em sala de aula, isto é, a construção de moléculas a partir de esferas de isopor conectadas por palitos de dentes. Para a realização do estudo foi realizada uma divisão nas turmas, de forma que duas turmas continuassem trabalhando pelo método tradicional, na disciplina de Química, com aulas expositivo-dialogadas, livros, quadro e giz, e outras duas turmas trabalhassem com aulas práticas, com pequenos experimentos em sala de aula (montagem de modelos moleculares, representados por esferas de isopor que representam os átomos e os palitos, as ligações eletrônicas), aulas expositivo-dialogadas e pesquisa no livro didático. Pôde-se notar que aquela envolvida nas atividades práticas teve um rendimento levemente superior à que somente trabalhou conteúdos utilizando métodos usuais – livros, quadro, explicação do professor. Acreditamos que os resultados da pesquisa tenham sido influenciados por algumas variáveis não previstas, como evasão escolar, inclusão de alunos em meio dos bimestres escolares, bem como algumas particularidades de cada turma, tais como: diferenciais de idade, interesse e nível anterior de conhecimento. Concluímos que a atividade prática, aliada aos conteúdos desenvolvidos de forma teórica nas aulas expositivo-dialogadas, contribuiu para o melhor entendimento e fixação dos conceitos teóricos trabalhados. Sendo uma excelente ferramenta para maior compreensão dos conceitos teóricos da disciplina de Química, auxiliando na fixação da matéria, na melhoria do aproveitamento final e despertando o interesse dos alunos pela disciplina.pt_BR
dc.description.abstractThis study was conducted to verify the benefits of the practical understanding of theoretical concepts in chemistry classes of the first year of high school at a public school in the city of Bagé. In this work, we describe and analyze the application of simple practical activities for the assembly of molecular models in the classroom, that is, to build molecules using of styrofoam balls connected by toothpicks. To perform the study were used two group of classes: two working groups that continued with traditional methods: teaching with expository dialog, blackboard and chalk. Others two classes worked with small experiments in class (assembly of molecular models, represented by styrofoam spheres representing the atoms and the sticks representing the electronic links), dialog and work on the textbook. It might be noted that classes involved in practical activities had an income slightly higher than that only worked the contents using common materials –books, picture, explanation of the teacher. We believe that the research results have been affected by unforeseen variables, such as truancy, including students in school through the two-month periods, as well as some special features of each class, such as differences in age, interest level and previous knowledge. We conclude that the practical activity, coupled with the content developed in theoretical classes, expository dialogue, contribute to a better understanding and assessment of theoretical concepts worked. Small practices are excellent tool for better understanding of the theoretical concepts of the chemistry class, assisting in setting the matter, improving the use and final awakening the interest of students.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectPráticas de químicapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectModelo molecularpt_BR
dc.subjectChemistryen
dc.subjectTeaching practicesen
dc.subjectClassroomen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectPractice the chemistryen
dc.subjectMolecular modelen
dc.titleUso de materiais instrucionais de baixo custo no ensino dos conteúdos de química numa turma da primeira série de nível médiopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação em Ciências e Tecnologia

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Monog_ Cármen Lúcia ] FINAL.pdfMonografia apresentada à Coordenação do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, para a obtenção do título de Especialista em Educação em Ciências e Tecnologia704.11 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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